As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – infrastructure as a service (infraestrutura como serviço), PaaS – plataform as a service (plataforma como serviço) e SaaS – software as a service (software como serviço).
A multilocação é o que diferencia a computação na nuvem em relação à terceirização ou a modelos de provedores de serviços de aplicativos mais antigos. Agora, as empresas de pequeno porte têm a capacidade de dominar o poder da tecnologia avançada de maneira dimensionável.
3. Como o provedor mantém a confidencialidade das informações? ... Isso significa que a criptografia “embaralha” as informações enquanto elas são transmitidas e só monta o quebra-cabeça novamente no momento em que os dados são entregues ao destinatário final.
Os especialistas apontam que essa migração deve ser gradativa, inclusive para evitar resistências por parte do time de TI e até dos usuários. Um bom começo é levar soluções como ERP para a nuvem. Também os mecanismos de backup e partes da infraestrutura pode ser inicialmente virtualizados.
Como implementar um serviço de cloud computing na sua empresa