EQST

Como Foi A Formaço Do Imprio Macednico?

Como foi a formação do império macedônico?

O Império Macedônio se formou em meados de 359 a.C durante o reinado de Felipe II, responsável por unir a Macedônia e a Grécia, ao mesmo tempo que foi capaz de formar uma nova estrutura de exércitos, baseada nas falanges, o que resultou em um poderoso exército para a época, superior a todos os modelos existentes até ...

Quais os legados do Império Macedonico?

Até hoje, Grécia e Macedônia discutem sobre a qual país pertence o legado do império. Na Antiguidade, o Império Macedônico — ou, mais precisamente, Alexandre, o Grande — foi o principal responsável por disseminar a cultura helênica pelo mundo, com a filosofia, a matemática, o teatro e a literatura.

Como a Macedónia dominou a Grécia?

Os macedônios dominaram toda a região a partir da Batalha de Queroneia, quando o exército liderado por Filipe II da Macedônia derrotou o exército formado pela liga de cidades gregas em 338 a.C. No entanto, o reinado de Filipe II por toda a Grécia durou pouco tempo, pois, em 336 a.C., foi assassinado por Pausânias, um ...

O que possibilitou a invasão macedônica na Grécia?

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. ... Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Quem venceu a Guerra do Peloponeso na Grécia antiga?

Esparta

Qual a origem do processo de fundação das colónias gregas?

Na Grécia Antiga, as colónias eram por vezes fundadas por povos conquistados que deixaram as suas origens para escapar à subjugação às mãos do invasor; outras vezes eram fundadas devido a desordens civis, quando os derrotados das disputas internas deixavam a cidade para formar outra; outro motivo seria para aliviar a ...

Quais colônias foram fundadas no período arcaico?

sobre as ruínas de um templo construído no período arcaico, estão debruçadas sobre o mar a uma altura de quase 60 metros. As costas do mar Negro foram colonizadas essencialmente pela pólis de Mileto. As colônias mais importantes desta região foram Sinope (c. 700 a.C.) e Cízico (c.

O que ocasionou a expansão grega por outras terras?

posse da terra, dificuldades na agricultura e aumento da população, foi o que levou grande parte dos gregos a procurar novas terras para se fixar. Espero ter ajudado, conto com a melhor resposta.

Que fatores impulsionaram a expansão grega pelo mar Mediterrâneo?

Resposta. O aumento progressivo da população e poucos alimentos foram as principais razões da expansão Grega. Visto isso, os Gregos viram-se obrigados a procurar terrenos mais férteis, novos mercados e melhores condições de vida.

Qual a importância da expansão da sociedade grega pelo mar Mediterrâneo?

A expansão marítima e o conseqüente aumento dos interesses econômicos e militares exigiu dos carpinteiros gregos o desenvolvimento de embarcações cada vez mais ágeis e poderosas.

Qual a relação entre o Mar Mediterrâneo e a expansão do comércio na Idade Média?

Resposta. Como já sabemos, na Idade Média, a maior parte da população da Europa ocidental vivia no campo. ... O movimento provocado pelas Cruzadas trouxe o crescimento das rotas comerciais entre o oriente e o Ocidente, pelo mar Mediterrâneo, assim como das rotas localizadas no interior da própria Europa.

Por que o Mar Mediterrâneo foi tão importante no passado?

Resposta: O Mar Mediterrâneo é um mar continental localizado entre a África, a Europa e Ásia. Sua localização entre os três continentes faz dele um mar com destacada relevância histórica já que às suas margens floresceram importantes civilizações, como a civilização egípcia, grega, fenícia, romana e árabe.

Por que o Mar Mediterrâneo tem esse nome?

Origem do nome O termo Mediterrâneo deriva da palavra latina Mediterraneus, que significa entre as terras. ... Os antigos romanos o chamavam, de Mare Nostrum, que significa nosso mar (e de fato os romanos conquistaram todas as regiões, com vista para o Mar Mediterrâneo).

Por que o Mar Mediterrâneo foi importante para os povos das Civilizações da Europa Ásia e África?

O Mediterrâneo foi muito importante para a navegação, relações comerciais e contato entre os povos (trocas comerciais, culturais, etc) uma vez ele possui uma posição estratégica. Os romanos o chamavam de “Mare Nostrum” (Nosso mar) e árabes o chamavam de “Al-Bahr al-al-Abyad Mutawassiṭ” (Mar Branco do Meio).