As disciplinas do curso de Medicina
Top 10 aplicativos para estudantes de medicina | Colunistas
Medicina é um curso que dura, no mínimo, seis anos (12 semestres) – as aulas costumam ser em turno integral e algumas disciplinas e atividades costumam ser nos sábados. O curso é dividido em: Básico – o 1º e o 2º ano. É o período do curso com as disciplinas introdutórias e mais teóricas.
9+ dicas rápidas para estudar para Medicina da forma correta
Para quem quer Medicina, é fundamental focar nas 45 questões da área de naturais, formada por Biologia, Química e Física. Além disso, dar atenção para a redação é fundamental, visando médias entre 900 e 1000 pontos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões.
120 questões
Para entrar no curso de Direito de qualquer faculdade participante do Sisu, é preciso mirar alto, muito alto! Se você é uma dessas pessoas, procure acertar pelo menos 35 questões de cada prova objetiva e alcançar 800 pontos na redação.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Para a Certificação do Ensino Médio, o aluno precisa ter nota mínima de 450 em cada uma da quatro provas objetivas. Nesse caso, considerando os exemplos dados aqui, um aluno com 43 acertos, se entre esses acertos estivessem algumas das questões mais fáceis do ENEM 2014, conseguiria seu Certificado de Ensino Médio.
Tanto a redação quanto a parte objetiva do Enem valem mil pontos cada, sendo que cada prova objetiva vale até 250 pontos. A nota final é a média entre essas duas notas. Ou, então, a média das 5 provas (Redação, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), que resultará no mesmo valor.
A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos.
A nota do ENEM é calculada, em cima da TRI - Teoria da Resposta ao Item, que leva em conta não só o número, mas também o padrão de acertos de cada estudante para atribuir pesos maiores ou menores por questão acertada.
Outro aluno deu a resposta correta para 15 questões de Matemática (33% das 45 questões) e ficou com 573 pontos (mais do que a média de 518). “Alunos que acertaram 20 questões (menos da metade da prova), já conseguiram nota acima de 700 pontos”, diz Alvarez.