EQST

Como Feito O Diagnstico Da Periodontite?

Como é feito o diagnóstico da periodontite?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Como é feito o exame periodontal?

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.

Como identificar bolsa periodontal?

O diagnóstico deve ser feito por um especialista A odontologista conta que nessa técnica o dentista posiciona o instrumento entre a gengiva e o dente, inserindo-o até o paciente sentir confortável ou até o limite ósseo. Com isso, faz-se a medição e pode-se obter o tamanho da bolsa periodontal, da perda óssea vertical.

Como realizamos o exame de sangramento a sondagem?

  1. PRESENÇA OU AUSÊNCIA. - SONDAR DELICADAMENTE A MARGEM GENGIVAL. SONDAR DELICADAMENTE A MARGEM GENGIVAL.
  2. PARA VERIFICAR A PRESENÇA DO SANGRAMENTO. - VERIFICAR O GRAU DE INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS. VERIFICAR O GRAU DE INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS.
  3. - VERIFICAR O GRAU DE INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS. VERIFICAR O GRAU DE INFLAMAÇÃO DOS TECIDOS.

Quando fazer o Periograma?

Já o Exame Subgengival: Periograma, será realizado em pacientes que apresentarem bolsa periodontal, recessão gengival (igual ou maior que 4mm), mobilidade dentária, lesões de furca, ou alterações mucogengivais como: má inserção de freios ou bridas musculares.

Para que serve a sonda OMS?

Sonda periodontal milimetrada para exploração e medição de bolsas periodontais.

O que é nível gengival?

1ª: Nível Gengival (NG): distância da JEC até a margem gengival, mostra se há ou não recessão gengival e se tiver falsa bolsa sempre marcar negativo. 2ª: Profundidade à sondagem (PS): gengiva até o fundo de sulco (saúde) ou bolsa (doença).

Quais os dados que devem ser anotados no Periograma?

Periograma. Para avaliar a quantidade de tecido perdido na doença periodontal e também identificar a extensão apical da lesão inflamatória, deve-se verificar a (1) profundidade da bolsa à sondagem (PPD), (2) Nível de inserção à sondagem (PAL), (3) Envolvimento de Furca (FI) e (4) Mobilidade Dentária (TM).

Como calcular o NIC?

Nível de Inserção Clínica (NIC)=> Em um paciente normal que não teve perda óssea o NIC é na junção cemento esmalte. (PS=NIC), já quando há perda óssea ou excesso de tecido gengival o NIC= PS+RC. A média do sulco gengival é de 0,5 mm a 1 mm.

O que é Sextante em odontologia?

Um sextante é um sexto da dentição. Há três sextantes em cada arcada. A arcada dentária é dividida conformea seguir (Fig. 6-5): • Sextante superior posterior direito • Sextante superioranterior • Sextante superior posterior esquerdo ...

Como calcular o índice de sangramento gengival?

O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.

O que é perda de inserção clínica?

A periodontite é caracterizada por inflamação mediada pelo hospedeiro que resulta em perda de inserção periodontal. A doença é detectada como perda de inserção clínica (NIC) pela avaliação com uma sonda periodontal padronizada com referência à junção cemento- esmalte (JCE) ao redor do dente (Tonetti et al.

O que é a retração da gengiva?

O primeiro passo para tratar um problema de saúde na boca é consultar seu dentista para descobrir se sua saúde oral precisa de mais cuidados. Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta.

O que causa retração da gengiva?

Retração gengival - causas A retração pode ocorrer devido ao impacto provocado pela fricção incorreta, o que origina o afastamento da gengiva marginal da coroa do dente); Doença periodontal (periodontite), que por norma se inicia com a Inflamação da gengiva (gengivite), resultado de uma higiene oral deficiente.

Como resolver problema de retração da gengiva?

A retração gengival tem cura, ou pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas. Fazer uma alimentação equilibrada, parar de fumar ou remover piercings que possam estar na origem do problema são medidas fáceis que o podem resolver.

O que pode causar Retracao da gengiva?

“Dentre as causas mais comuns da retração podemos citar uma escovação com muita força, posicionamento anormal ou perda de algum dente, bruxismo, periodontite”, enumera o profissional. “A genética também pode ser a causa desse problema”.