Nos queijos moles (brancos) e nos queijos curados (amarelos) a textura também será muito importante, além do cheiro e do paladar. Se estiver diferente do habitual, não coma! Por fim, a dica mais esperta de todas: observe o prazo de validade do produto e não o adquira e nem consuma além deste prazo.
Queijos finos e mofados - Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint - Paulin.
“Quanto mais fresco o queijo maior será a sua umidade. O queijo frescal, por exemplo, deve ser guardado na geladeira dentro de uma vasilha. E mesmo os queijos mais secos devem ser guardados envoltos em plásticos e dentro de vasilhas na geladeira”, destaca.
Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.
Existem versões de queijo minas, provolone, gouda e outros que são curados (passam por um processo mais longo de maturação) e devem ser armazenados assim como os meia cura - em um pote fechado ou em um plástico filme, de preferência em uma parte não tão refrigerada da geladeira.
2 meses
Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. ... Para interromper a cura, corte o queijo em quartos e embale em plástico filme. Guardar em geladeira interromperá o processo, uma vez que ele receberá umidade novamente.
É um queijo produzido com leite cru, mas pode ser encontrado com leite pasteurizado. O queijo curado é um queijo mais seco e mais firme, massa mais ou menos firme, casca amarelada e de sabor levemente ácido. Seu processo de maturação fortalece a intensidade do seu sabor e melhora a sua conservação.
Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.
Uma dica bastante prática é o congelamento, que além de conservar por um longo período, não modifica o sabor do produto. O correto é envolver o queijo já aberto com papel alumínio e depois cobrir com um filme plástico e levar ao congelador.
Forma de Congelamento: Aguarde esfriar, divida nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer. Forma de Descongelamento: Micro-ondas ou banho-maria.
Você poderá comprar peças/pedaços de presunto e queijo (em geral, são mais baratas) e ralar esses frios. Congele em seguida e, quando precisar, esses alimentos estarão quase prontos para o uso, já que descongelam mais rápido que as fatias.
três meses
Se o queijo for fatiado, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.
Os queijos semicurados são os que melhor suportam as baixas temperaturas e que, depois da descongelação, conservam o sabor e a textura praticamente intatos. Queijos como o Gouda, Gruyère ou Emmental são excelentes para conservar congelados num tempo máximo de 6 meses.
Nem todo queijo pode ser congelado. Ricota, cream cheese ou queijo de cabra, por exemplo, ficam com textura estranha. Por sua vez, peças mais duras, como parmesão, até podem ser congeladas, desde que bem acondicionadas (embale em filme plástico, depois em papel alumínio e guarde em sacos próprios para congelamento).
Maionese jamais pode ser congelada. Por levar ovos na preparação, não é recomendável congelar alimentos que levam maionese, muito menos a própria sozinha. Além disso, pode acontecer uma grande alteração de textura com ela quando a água do alimento, óleo e demais ingredientes se separam, a chamada quebra de emulsão.
Sim, pode ser congelado, desde que esse congelamento seja feito no túnel de resfriamento rápido, e depois descongelado devagar em câmara fria a 10°C/7 a 10 dias. Pode-se congelar Queijo Coalho?
Então, queijos frescos como mozarella ou mascarpone e cremoso como brie ou camembert não são recomendados para congelar. Outros como Cabrales ou Roquefort podem congelar, sabendo que sofrerão algum tipo de dano como resultado do processo. Gouda, gruyer ou manchego são os tipos de queijo que melhor passam pelo freezer.
Maneiras de armazenar mascarpone Nunca deixe mais do que duas horas fora da geladeira, se onde você mora for mais de 32°C não deixe mais do que uma hora. Coloque o mascarpone em pote com tampa dentro da geladeira. Ele irá durar uns dois meses na geladeira sem estragar.
Os resultados do teste de aceitação indicaram que as amostras congeladas de queijo foram aprovadas. Desta maneira constatou-se que é possível a prática do congelamento de queijo Mozzarella de leite de búfala, desde que seja realizado de forma adequada e que se utilize a embalagem apropriada para este fim.
Deixe o queijo na pia por duas horas e meia a três horas para descongelar. Deixe o queijo sobre o recipiente para descongelar. Vai demorar de duas horas e meia a três para o descongelamento completo. O tempo de espera vai depender da densidade do queijo.