Estrutura da carta argumentativa
A carta argumentativa é um tipo de texto que pretende defender um ponto de vista de um remetente para um destinatário. A carta argumentativa é um gênero textual muito importante na sociedade contemporânea.
Como você já deve saber, a extensão (tamanho) dos parágrafos de uma carta argumentativa é mais livre que a do texto dissertativo-argumentativo. Mas utilize o bom senso. Você não vai escrever um parágrafo com 2 linhas e outro com 15, certo? Este é o terceiro parágrafo da sua carta.
A carta argumentativa, de natureza persuasivo-argumentativa, necessita de uma estrutura em que se apresente a tese ou ideia central a ser defendida no ato comunicativo, os argumentos pertinentes aos objetivos do texto, bem como um desfecho, em que o autor sintetiza a discussão realizada na carta; e também, caso queira, ...
Para se elaborar uma boa resposta argumentativa, deve-se: - responder sempre a partir da coletânea ou do texto disponibilizado; - paragrafação consciente, só com períodos curtos e bem relacionados; - não usar título; - utilizar a 3ª pessoa (exceto se o comando sugerir o uso de 1ª.
Para escrever um texto de resposta, você deve ler um texto, entender o ponto dele e determinar qual é a sua própria resposta a esse ponto. O texto de resposta é mais analítico do que argumentativo.
Perceba como a argumentação não é algo tão distante de nossa realidade, de tal forma que está presente até mesmo em situações tão corriqueiras. Outra questão importante para que se produza uma resposta interpretativo-argumentativa bem elaborada é: corra dos clichês e frases feitas.
O gênero resposta argumentativa apresenta, em sua estrutura prototípica, a afirmação inicial, que é a resposta à pergunta, o desenvolvimento, parte na qual o candidato tenta convencer o leitor de que seu ponto de vista está correto, e, na maioria dos textos do corpus, a resposta argumentativa apresentou uma conclusão.
Frases-modelo para iniciar a conclusão
Resposta interpretativa, tal como a argumentativa, é um gênero textual possível de ser exigido na prova da UEM, mas também pode ser um conhecimento importante para aqueles que farão provas com questões discursivas.
Resposta. Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. ... É o nome que se dá ás diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado um gênero que prevalecer.
O passo a passo para uma redação nota 10
Doenças virais e casos de saúde pública Não são raros os casos de epidemias de doenças virais pelo mundo. Há épocas em que no Brasil são detectados surtos de raiva, dengue, febre amarela, catapora e covid-19. Tópicos que envolvem casos de saúde pública são realmente possíveis temas do Enem 2020.
O que estudar para o Encceja
A avaliação é feita por meio de 4 cadernos de provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas e 1 redação. Os cadernos são divididos em Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências Naturais.