Como fazer um plano de aula
Como trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula?
Segundo os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros paradidáticos têm exatamente a função de oportunizar aos professores o desenvolvimento de trabalhos voltados para valores como: bondade, amizade, respeito, honestidade, ecologia, meio ambiente, poluição, dentre outros.
São livros e materiais que, sem serem propriamente didáticos, são utilizados para este fim. Os paradidáticos são considerados importantes porque podem utilizar aspectos mais lúdicos que os didáticos e, dessa forma, serem eficientes do ponto de vista pedagógico.
A principal diferença entre o livro didático e o livro paradidático diz respeito aos seus objetivos e suas funções no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o livro didático pretende trabalhar vários conteúdos de uma disciplina, o paradidático é responsável pelo aprofundamento desses conteúdos.
Livro didático é um material de cunho pedagógico. Assim como outros instrumentos escolares, como quadro, livros literários e projetor, é considerado básico — e muitas vezes central — para a prática docente. O material, portanto, é uma fonte de informações para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Os livros didáticos digitais são recursos educativos que trabalham os conteúdos correspondentes a uma disciplina e a um curso determinado. Estabelecem uma sequência didática, mas podem ser usados em parte ou ainda em uma sequência diferente da proposta.
Os materiais distribuídos pelo MEC às escolas públicas de educação básica do país são escolhidos pelas escolas, desde que inscritos no PNLD e aprovados em avaliações pedagógicas coordenadas pelo Ministério da Educação e que conta com a participação de Comissões Técnica específica, integrada por especialistas das ...
No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. ... Sua origem está na cultura escolar, mesmo antes da invenção da imprensa no final do século XV.
Nesta situação, você pode baixar o livro em PDF....
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1937. Ao longo desses 80 anos, o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução.
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados.
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.