Escrevendo um poema em 10 passos
COMO ESCREVER UM CORDEL
Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome.
O que é Cordel: Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
Resposta: Os causos contados são: 1- o do juiz /2-o do sertanejo que gosta de contar vantagem / 3- o do recém-casado. 2- A partir da leitura é possível deduzir quais os temas, geralmente tratados no cordel? Em geral, o cordel trata de temas populares, do cotidiano.
Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Faça a sua gravura
no universo da gravura, quatro grandes grupos se destacam quanto à maneira como são produzidas as imagens: a xilogravura, feita a partir da ma- deira; a litografia, feita em matriz de pedra; a gravura em metal e, por fim, a serigrafia, feita a partir de uma tela.
O professor poderá usar uma madeira com ranhuras ou um papelão como matriz para explicar como a gravura é feita. Para isso, deve colocar, em cima da superfície da madeira, um papel sulfite, A4 branco, e riscar firme em cima do papel, com giz de cera.
-Inicie a aula comentando a técnica de gravura com placa de papelão/ imagem em relevo e ouça observações feitas pela turma sobre as dificuldades enfrentadas, aspectos positivos e negativos do trabalho. Então coloque a questão sobre a gravura com placa isopor, que ao contrário do papelão tem o desenho rebaixado.
Para ser aplicada em sala de aula teve que sofrer algumas adaptações. Dessa forma, pode-se trabalhar com a criação de gravuras com matrizes de papelão, com a figura em relevo, usando tinta guache para a impressão.