O Agente Patrimonial é o profissional responsável por zelar pela guarda do patrimônio municipal, exercendo a vigilância. Um Agente Patrimonial promove e preserva a segurança dos usuários do local onde trabalha, acompanhando a entrada e a saída de pessoas.
Destinam-se a proteção da vida humana e dos bens materiais da organização. Para desenvolver essa tarefa a segurança patrimonial faz uso de meios eletrônicos e mecânicos de detecção, alarme e combate a princípios de incêndio.
O que o Agente Patrimonial faz? Vigia dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades. Zela pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos.
– O Agente do Almoxarifado/Patrimônio deverá registrar a saída do bem, via processo. Atendendo ao disposto nos artigos 37 e 70 da Constituição Federal e legislações específicas e complementares, administra os bens permanentes da Instituição, relacionando-os a seus responsáveis nos diversos setores da Instituição.
O que o Fiscal de Patrimônio faz? Atua na prevenção de perdas e danos no interior da loja, fiscaliza a entrada e a saída de funcionários e presta atendimento ao cliente.