Em caso de falta de ar, o primeiro passo é manter a calma e sentar-se confortavelmente, fechando os olhos de modo a conseguir concentrar-se na própria respiração. Depois disso, deve focar a atenção na entrada e saída do ar dos pulmões, de forma a regular a respiração.
A avaliação primária é o exame que tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte da vítima.
Quando há sinais claros que a vítima não tem respiração ou pulsação e não há mais tempo a perder. O que fazer? a) Remover a vítima imediatamente, sem se preocupar com mais nada levando-a para o hospital. b) Virar a vítima de bruços e tentar comprimir suas costas.
As causas podem ser diversas. Sonolência, cansaço, reação vasovagal, falta de hidratação do corpo (pessoas com sede tendem a bocejar mais), reflexo de pura fadiga, sinais de que algo com o coração não vai bem e também um alerta de que algo com a glândula tireóide não está indo bem.
Sugiro primeiro um bom exame clínico quanto a respiração. Após sugiro uma psicoterapia com psicólogo que poderá avaliar as questões da ansiedade, bocejo etc. Bom dia, esse sintoma pode sim estar associado a ansiedade.
Neste caso, a melhor forma seria você consultar um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para que ele possa tratar os seus medos e preocupações. Bom dia, a ansiedade precisa ser tratada com psicoterapia para te ajudar a entender o que está causando o bloqueio do bocejo e os espirros em você.
A dificuldade de respirar pode ser causada por diversos fatores inclusive pelos estados ansiosos, pânico e situações com as quais não consegue lidar no seu dia a dia. Procure ajuda do seu médico e de um psicólogo. Fique tranquilo. O importante é saber a origem do seu sintomas e tratar.