As partes mais utilizadas destas frutas são as suas folhas, sementes, frutos, casca do tronco e raízes. Essas folhas ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite. Contudo, por serem alimentos que possuem boa quantidade de frutose, precisam de moderação.
As frutas-do-conde, também conhecidas como pinhas, frutas-pinha ou anonas, são nativas de regiões subtropicais e têm uma polpa doce e cremosa que agrada a muitos paladares. O jeito mais fácil de saborear uma fruta-do-conde é cortá-la ao meio e tirar a polpa branca com uma colher.
Para retirar as sementes de forma mais fácil, pode-se utilizar uma colher pequena de chá ou mergulhar grandes pedaços da romã em água gelada, pois isso ajuda a desgrudar as sementes da casca. As sementes podem ser consumidas juntamente com a polpa da fruta, ou simplesmente jogadas fora enquanto se come.
A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.
Para amadurecer em casa, basta deixá-las em cesto arejado em local protegido da luz até que fiquem macias. Para apressar o amadurecimento, embrulhe as frutas em jornal.
A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta.
Características: É uma árvore de 4 a 6 metros de altura, o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. A Annona squamosa L. também é conhecida como ata e fruta-do-conde; em inglês, como custard apple; e, em espanhol, como anón.
A cada 15 dias, pulverize a planta com 5 gramas de fungicida a base de oxicloreto de cobre em um litro de água. Interrompa durante o florescimento e retorne as aplicações quando os frutinhos começarem a crescer.
Annona cherimola
Das folhas da pinha pode se fazer chá que serve para acalmar os espasmos e câimbras, basta ferver por alguns minutos , deixar esfriar e tomar de 3 a 4 vezes ao dia. Sementes – As sementes soltam o intestino e produzem vômitos. As sementes também serve para combater caspa.
Inicialmente, uma pinha deve estar fechada. Para abri-la, coloque-a no forno por cerca de 20 minutos. Em seguida, você pode simplesmente agitá-la para remover as sementes. Todas as pinhas possuem leves sementes com asas, por este motivo será fácil pegá-las.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
dois anos
O plantio da semente da araucária é feito quando os pinhões estão novos. O detalhe mais importante é que eles deverão ser enterrados deitados em um saco ou pote com terra rica em húmus (terra preta), cuidando para que esta terra permaneça úmida, mas nunca encharcada.
Antes de fazer o plantio de uma muda de araucária para produzir pinhões devemos abrir um buraco para preparar a cova com 50 a 70 cm de largura e 50 cm de profundidade. A distância entre as covas deverá ter 8 a 10 metros. Com uma enxada ou uma pá abre-se um buraco no centro da cova para colocar a plantinha.
O tratamento não é complicado: basta deixar o vaso o mais próximo possível do sol e regar a verdinha pelo menos duas vezes por semana. No final da temporada, é possível plantá-la em um vaso grande -de 60 cm de diâmetro, por exemplo- ou na terra.
A melhor forma de plantar pinhões é colocá-los diretamente na terra, em buracos de até cinco centímetros de profundidade. Normalmente, colocam-se três pinhões por cova, na posição horizontal (deitados), deixando-se dois dedos de espaçamento entre eles.
Regue a araucária semanalmente se as chuvas não fornecerem pelo menos 2,5 cm de umidade por semana. Reduza a frequência das regas durante os meses mais frios do outono e o inverno. Forneça apenas 2,5 cm de irrigação suplementar a cada duas semanas ou sempre que necessário para manter o solo úmido e bem drenado.
Os exemplares de alta produtividade e de pinhões graúdos custarão R$ 5. As mudas comuns serão vendidas por R$ 1.
É uma tecnologia de enxertia desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em que as árvores começam a produzir pinhão em menos tempo. Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.
400 anos
Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos, como porcos. Além disso, ela é usada tradicionalmente no combate à azia e anemia. As folhas e a casca também são utilizadas na medicina popular.
Resposta. Por meio de pássaros que se alimentam da poupas dessas sementes . São os animais frugívoros - aves, mamíferos e peixes - que comem a polpa dos frutos, engolem as sementes e devolvem-nas à terra por meio das fezes.