Quem está perto do mar pode fazer sua oferenda, com flores, água de cheiro e orações, pulando as 7 ondas, banhando-se com alfazema e sempre saindo da água sem dar as costas, em respeito à grande mãe. Quem não está, pode oferecer flores brancas para Iemanjá em seu próprio lar, orando e louvando essa poderosa orixá.
3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.
Em um dia de sábado, pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala. Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.
Como montar um balaio
O que colocar no barquinho de Yemanjá
De maçã a boneca, saiba quais são os presentes dos devotos a Iemanjá | Bahia | G1. Balaios levam uva, melão, espelho, perfumes, batom, pentes para orixá. Para yalorixá, oferendas ajudam a alcançar "graças e poderes".
Iemanjá – Melância, melão,sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra. Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja.
Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.