No caso de pagamento à vista, efetuar os seguintes lançamentos (1):
O valor de todas as movimentações financeiras de cobranças e pagamentos realizados pelo prestador de serviço devem ser contabilizados. A movimentação de valores recebidos será registrada no ativo circulante, na conta de caixa, bancos ou cartão de crédito, tendo em contrapartida, uma obrigação no passivo.
Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.
As Operações de número 1 e 2 deverão ser registradas na data em que a compra foi efetuada. Já a operação 3 será registrada conforme forem sendo feitos os pagamentos das faturas.
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. ... Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito.
Débito: Registro realizado para aumentar o valor de uma conta do ativo ( bens e direitos) ou diminuir uma conta do passivo ( obrigações).
O débito do custo da mercadoria deverá ser efetuado na conta de estoques de mercadorias, e o crédito à conta respectiva dos recursos utilizados na compra.
Bom dia,