Acosta (2004), cita alguns benefícios do exercício físico para o envelhecimento: os exercícios físicos melhoram alguns indicadores como pressão arterial, colesterol, controle da glicemia, etc.; possibilita re-socializar as pessoas devolvendo-as à vida associativa; os exercícios físicos permitem uma (re) equilibração ...
Recomendações para os hipertensos Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.
Quando o treino de corrida é feito de forma constante, ou seja, pelo menos três vezes na semana, isso aumenta a respiração e o ritmo cardíaco do atleta. Dessa forma, a atividade de resistência mantém o coração, os pulmões e o sistema circulatório saudáveis e melhora sua condição geral.
A corrida é basicamente um exercício aeróbico e sua prática regular potencializa exatamente o sistema de transporte de oxigênio do qual o coração é o órgão fundamental. A melhora do desempenho nas corridas de longa duração guarda estreita relação com a melhora da função de bomba do coração.