Ela acredita que as suas verdades de fé não estão só contidas na Bíblia, querendo isso dizer que as Tradições oral e escrita "devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência". A Igreja Católica acredita que, "apesar de a Revelação já estar completa, ainda não está plenamente explicitada.
Revelação geral é a expressão da teologia cristã utilizada para designar a revelação de Deus a toda a humanidade através, especialmente, da obra da criação. Contrasta com a revelação especial, que se trata de Jesus Cristo e, em segundo nível, da Bíblia.
A teologia sistemática, que engloba ramos como a teologia doutrinal, a teologia dogmática e a teologia filosófica, é a disciplina da teologia cristã que formula uma descrição ordenada, racional e coerente da fé e crenças cristãs.
Segundo argumentação dos defensores da incompatibilidade, ciência e religião são incompatíveis pois produzem conhecimentos de forma exatamente opostas. Conforme já dito, em ciência tem-se, em acordo com a definição moderna, o Método Científico como separador de águas entre conhecimento científico e não científico.
A Teologia está voltada para o estudo da fé, mas sempre de uma religião específica. Já Ciências da Religião estuda o fenômeno religioso na matriz indígena, africana e afro-brasileira, oriental, semita (ou ocidental) e não religiosa e sua relação com as diferentes ciências, como Filosofia, Antropologia etc.
Ele realiza o papel de padre ou pastor dentro das corporações militares, celebrando cultos ecumênicos e dando apoio espiritual aos seus membros. Além das religiões, o profissional da Teologia também estuda Ciências Humanas como Sociologia, Antropologia e Psicologia. Com isso, está capacitado a trabalhar na área social.
Para ser um teólogo é preciso cursar a faculdade de Teologia, que dura de três a cinco anos e pode ser feita na modalidade presencial ou EAD. O curso é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura por instituições públicas e privadas.