Búfalo
Euó (em iorubá: Ewó), quizila (kizila) ou quijila (kijila) são regras de conduta do candomblé e da religião iorubá. São exigidos pelos orixás na feitura de santo e na iniciação em Orumilá, determinando o que um elegum (iniciado no candomblé) não pode comer ou fazer, durante um curto ou longo período da sua vida.
Não comer muçum ou arraia (quizila de Oxum). Não comer cajá. Não comer carambola (pertence à Egun). Não comer fruta-do-conde ou sapoti.
Como no Candomblé é comum no culto a pessoa possuir um Juntó (carrego, aquele que vem junto ou atrás) as pessoas podem ser do orixá Ogum com Oxum ou mesmo Oxum e Ogum (como pai e mãe), no culto ao orixá a obrigação do carrego de santo de uma pessoa é de que ela tem que possuir um pai e uma mãe (Ogum com Oxum) ou vice ...
Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és. Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum.
Nomes de Exús e Pombagiras de Oxum
Na Santeria é conhecido como Babalú Ayé . Dia da semana é segunda-feira, utiliza das cores preto, vermelho e branco, inclusive nas velas que também podem ser Violetas (para Obaluayê) e Roxa (para Omulu).
Nomes de Marinheiros, Caboclos e Calungas do Mar – Marinheiros Caboclos e Calungas do Mar são Falanges da Linha das Águas de Iemanjá, cujos espíritos tiveram encarnações ligadas a vida no mar.
Nomes de Caboclos da Falange de Iemanjá
BALAIO VERDE: Veja dicas de presente para dar a Iemanjá sem 'emporcalhar' o mar