As duas palavras - lê e ler - existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de serem pronunciadas de forma parecida, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Lê é a forma conjugada do verbo ler na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.
Resposta: O certo é, por exemplo, "leia-se Lula e Serra", pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que Lula e Serra devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo. É como se houvesse uma separação ou uma menção entre aspas: Leia-se: banana e morango.
Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula indeterminadora do sujeito se: Lê-se muito durante todo o ensino obrigatório. Na biblioteca lê-se em silêncio.
Indica também lugar em que algo ou alguém está, porém quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição “a”, deve-se agregar esta preposição, formando assim, o vocábulo "aonde". Expressa a ideia de destino, movimento, conforme exemplos a seguir: Aonde você irá depois das visitas?
Dedicar-se à leitura (ex.: passa o tempo livre a ler).
A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.
A errata também pode ser chamada de corrigenda, e é o nome técnico para uma correção apresentada em trabalhos escritos no geral, por exemplo, livros, textos acadêmicos, manuais e etc.
A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.
A primeira certidão de nascimento é de graça, conforme o artigo 30 da Lei nº 9.
O valor do casamento civil varia para cada estado da federação e muda todos os anos. Atualmente, no estado de São Paulo custa R$ 417,63 para casar dentro do cartório e se for em diligência, fora do cartório o valor é de R$ 1.