Quando Devo Me Preocupar Com Um Ndulo Na Tireoide?

Quando devo me preocupar com um ndulo na tireoide

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que surge na região do pescoço, podendo causar sintomas, como dor, inchaço e/ou sensação de pressão no local, que são mais comuns em caso de nódulos grandes.

Existem alguns sinais que os médicos procuram para ajudar a descobrir se um nódulo na tireoide é benigno (não canceroso) ou maligno (canceroso). Os nódulos benignos são macios ao toque, como uma bola de borracha, e se movem facilmente quando empurrados.

Possíveis causas

Os nódulos da tireoide são nódulos anormais na glândula tireoide, localizados na parte frontal do pescoço. Em muitos casos, você não consegue senti-los e não apresenta outros sintomas. Os nódulos da tireoide são frequentemente descobertos quando o médico solicita exames de imagem por outro motivo.

Além disso, o risco de nódulos na tireoide é maior em caso de histórico de radiação no pescoço, devido a radioterapia, por exemplo, obesidade, tabagismo, síndrome metabólica e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

Teste de nódulos de tireoide

Teste de nódulos de tireoide

Nódulos na tireoide com até 1 cm de tamanho podem ser considerados normais em alguns casos. Dependendo das suas características no ultrassom, por exemplo, podem ser indicados outros exames para sua avaliação mesmo que sejam pequenos.

O diagnóstico do nódulo da tireoide é feito pelo endocrinologista ou clínico geral baseado no exame físico, em que o médico faz a palpação do pescoço, e resultados de exames, como o ultrassom da tireoide, que permite identificar o nódulo e suas características.  

Quando consultar um médico e tratamento

A qualquer momento, caso o nódulo desenvolva características suspeitas de malignidade no ultrassom, uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) pode ser indicada para avaliar a possibilidade de aparecimento de células cancerosas.

Alguns sinais que são indicativos de um maior risco do nódulo na tireoide ser câncer incluem tamanho maior que 4 cm, consistência endurecida e/ou pouca mobilidade do nódulo, ínguas no pescoço e rouquidão ou alterações na voz. Conheça mais sintomas do câncer de tireoide.

Teste de nódulos de tireoide

Teste de nódulos de tireoide

Durante os exames anuais, seu médico examinará sua tireoide para ver se ela parece aumentada. O seu médico verificará o tamanho, a textura e a presença dos nódulos com os dedos. Eles pedirão que você engula, o que eleva a glândula tireoide mais acima no pescoço e permite que eles sintam isso com mais facilidade. Eles também sentirão gânglios linfáticos aumentados no pescoço.

Um equívoco comum é que os nódulos podem ser reduzidos por medicamentos, como a reposição hormonal da tireoide. Esta foi uma abordagem utilizada pelos médicos há muito tempo, mas foi considerada ineficaz. Na verdade, pode causar danos ao coração na forma de batimentos cardíacos irregulares e rápidos e enfraquecer os ossos, por isso não é mais um tratamento recomendado. —Dr. Arakawa

Como é feito o tratamento

A cirurgia de tireoide para retirar os nódulos normalmente é indicada em caso de nódulos malignos ou maiores que 4 cm e sintomas, como dor no pescoço e/ou dificuldade para engolir, devido ao crescimento do nódulo, por exemplo. Entenda como é feita cirurgia de tireoide e os tipos.

Nódulos malignos tendem a parecer firmes e fixos no lugar. Os gânglios linfáticos circundantes também podem aumentar de tamanho, então você pode notar caroços adicionais no pescoço.

Com base no que o ultrassom mostra, seu médico tomará uma decisão sobre se os nódulos devem ser biopsiados (uma amostra de tecido removida) para procurar células cancerígenas. Nódulos com bordas irregulares, calcificações e menor densidade, e aqueles mais altos do que largos, sugerem câncer, por isso devem ser biopsiados.

Como o nódulo na tireoide afeta a gravidez

A mulher que tem um nódulo na tireoide não tem mais dificuldade para engravidar que as outras. No entanto, em caso de alterações na produção de hormônios tireoidianos, o médico pode indicar tomar remédios para regular o funcionamento da tireoide.

Para verificar se há câncer, seu médico solicitará uma ultrassonografia. Dependendo do tamanho dos nódulos, pode ser necessária uma biópsia por agulha, que ocorre quando uma agulha é usada para remover tecido do nódulo para teste.

O quê nódulo na tireoide pode causar?

Podemos concluir que o nódulo de tireoide tem sintomas que podem não ser percebidos facilmente. Entretanto, se o mesmo alcançar um tamanho maior, pode causar rouquidão, dificuldade para engolir, dor no pescoço e problemas para respirar.

O que é nódulo tireoidiano no lobo esquerdo?

Um nódulo na glândula tireoide é nada mais que uma massa de tecido que cresceu por conta dos próprios hormônios produzidos pelo órgão, ou um cisto com líquido. Quando um médico recebe o resultado do exame, percebe já pelas características, tamanho ou posição, se há riscos ou não.