O sacrifício do animal serve como uma oferenda ao orixá, para que ele descarregue as energias negativas da pessoa, que é transferida ao animal, abatido em seguida. O ritual de corte deve ser realizado por um sacerdote específico da casa, o axogum.
E como já sabemos esta é a história de uma mulher que atua na falange do Exu Caveira, e todas as outras Pombo Giras que usam em seu nome Rosa, está na falange de Rosa Caveira trabalhando para aprisionar espíritos malignos e obsessores.
Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.
Durante o assentamento A argamassa é aplicada no contrapiso com a parte lisa da desempenadeira e depois utiliza-se a parte dentada do equipamento para formar sulcos na argamassa. Em seguida, a argamassa deve ser aplicada no fundo da peça, que já pode ser colocada no contrapiso.
O assentamento (também chamado de ibá) no candomblé é, ao mesmo tem- po, a morada do orixá, o próprio orixá materializado e o local onde a relação entre pessoa e orixá se faz12: onde as comidas são ofertadas, os pedidos são realizados, as velas são acessas, enfim, toda uma série de agenciamentos e diálogos que compõem ...
Um assentamento é um conjunto de unidades agrícolas instaladas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) onde originalmente existia um imóvel rural sem função social, ou seja, que, apesar de ter um proprietário, não era utilizado de maneira devida conforme prevê o Artigo 5 da Constituição Federal ...
Na preparação de qualquer assentamento de orixá os rituais da sasanha, folha sagrada e água sagrada são imprescindíveis. Determinados assentamentos de ogum são preparados da mesma forma do ibá de Exu, embora o ato de sacralização seja diferente.
Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.
Folhas sagradas, Euê Orô (Ewé Orò) ou Folhas de Orô é como são chamadas as folhas, plantas, raízes, sementes e favas utilizadas nos preceitos e cerimônias como água sagrada das religiões afro-brasileiras.
Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas. Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá.
Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.