Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.
Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.
A melhor forma de auxiliar a pessoa na busca pelo tratamento é se mostrar disposto a ajudar, buscar conhecer profissionais e serviços de saúde que ofereçam tratamento específico para o caso e apresentar alternativas sempre que a pessoa se mostrar aberta a conversar sobre o assunto.
Mas, como ajudar uma pessoa alcoólatra?
Conheça 5 formas de combater o vício do álcool
Fatores internos e externos contribuem para o desenvolvimento do alcoolismo. Fatores internos incluem genética, condições psicológicas, personalidade, escolha pessoal e histórico de bebida. Fatores externos incluem família, meio ambiente, religião, normas sociais e culturais, idade, educação e status do trabalho.