O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. ... O sujeito compõe o sintagma nominal, enquanto o predicado, o sintagma verbal. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito e, de acordo com o seu núcleo, pode ser de diferentes tipos.
Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Existem os seguintes tipos de oração: Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."
O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto. Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta....Exemplos:
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Resposta: No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta.
Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações.