O marketing atual visa compreender o fator emocional gerado por uma marca e o que leva o consumidor à compra, para assim converter necessidades e desejos em vendas. Vender vai além de argumentar e se posicionar, pois é extremamente importante compreender quando a compra é feita pelo desejo ou pela necessidade.
Em 1998, Kotler definia Marketing como “a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício” (KOTLER e ARMSTRONG 1998). Um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas (KOTLER 1999 p. 54).
O marketing digital se torna importante para as percepções dos processos decisórios do consumidor, pois é dele que será gerado todas as sensações, desejos e até o reconhecimento do problema que impulsionará o indivíduo a realizar a compra ou não, incluindo também o seu comportamento de pós-compra, onde esta etapa se ...
O marketing digital entende como as pessoas estão utilizando as tecnologias em suas vidas. E com isso, tirar proveito do meio digital e das suas ferramentas para influenciar o consumidor a comprar mais. Por isso é cada vez mais comum compras sendo feitas pelos meios digitais.
O diálogo entre marcas e clientes ficou mais intenso As plataformas digitais deram voz aos consumidores. Hoje, a comunicação não é mais unilateral como antes, qualquer material propagado pelas empresas é passível de interações por parte do público. Ou seja, as marcas estão mais próximas das pessoas.
"A tecnologia muda o processo psicológico e, quando você muda o processo psicológico, muda o comportamento do consumidor." Outro fator que faz diferença na tomada de decisão é a presença física (ou não) das pessoas em um mesmo ambiente.
Ou seja, o comportamento do consumidor nas redes sociais está fortemente pautado na interatividade e no engajamento (com outros consumidores e com as marcas de interesse). Não há dúvidas de que as redes sociais deram voz aos consumidores. ... Ou seja, o consumidor tem hoje mais autonomia para escolher o que consumir.
Entender o comportamento do consumidor é algo tão importante quanto saber suas razões de aquisição de um determinado produto em vez de outros. Essa noção permite que a empresa saiba exatamente como conquistar aquele cliente e o que fazer para que se fidelize à marca.
O comportamento do consumidor digital está diretamente relacionado ao ambiente superinformativo e conectado no qual ele se insere. Em um mundo dinâmico, em que a inovação é rotineira e os clientes têm voz, o desafio das empresas é entregar o conteúdo adequado para as pessoas certas, da maneira mais humana possível.
O primeiro passo para descobrir o perfil do cliente ideal é ter dados sobre os seus clientes atuais em mãos, como os exemplos a seguir:
O Perfil de Cliente Ideal é um detalhamento das empresas que a sua solução tem condição de entregar o maior valor. Apesar de não ser algo novo, ficou mais evidente a partir dos livros Receita Previsível (leia o resumo do Receita Previsível aqui) e Hipercrescimento do Aaron Ross.
Como identificar as características do cliente ideal?