Deve-se evitar baixadas, pois são mais suscetíveis à geadas. O local do viveiro deve ser bem ensolarado, drenado e arejado para evitar doenças. A água para o consumo deverá ser em quantidade suficiente e não poderá ser proveniente de rios, devido à possibilidade de contaminação por nematóides.
A semeadura deve ser feita diretamente nos saquinhos, usando-se duas sementes por cada saquinho, a uma profundidade de 1 - 2 cm. Logo em seguida, deve-se colocar uma fina camada de substrato por cima da semente e molhar todo o canteiro até que este fique saturado de água.
Como Plantar Café em Vaso: Quando a temperatura atingir pelo menos 20° C, plante as sementes em um solo úmido e levemente ácido. Seja paciente como as sementes levarão muito tempo para germinar, geralmente entre 1 a 6 meses. Após a germinação, mantenha a planta em meia sombra, recebendo apenas o sol da manhã.
O que vamos comentar aqui é o plantio de milho e outros cultivos no meio do cafezal, que se conhece como cultivo intercalar. As pequenas propriedades cafeeiras, especialmente nas áreas montanhosas, são as que mais utilizam o plantio intercalar, sendo mais comuns o milho e o feijão.
Dessa forma, os meses outubro e novembro, início do período chuvoso, normalmente apresentam boas condições para o plantio, proporcionando assim uma maior disponibilidade de água para o desenvolvimento dessas plantas, como foi observado nas fotos acima.
A torra do café verde normalmente ocorre em temperaturas acima de 200°C onde são desenvolvidos os sabores e aromas, além de alterações estruturais no grão. Então, durante a torra, o calor proveniente do ar e da superfície quente do torrador é transferido para os grãos.
Tipos de Torra. A curva de torra é definida pelo tempo em que o grão de café fica em cada temperatura. Ela interfere no aroma, sabor, corpo, acidez, finalização, equilíbrio, enfim quase tudo pode ser trabalhado ao longo da torra.
Tipos de torra Um café com ponto de torra mais claro terá sabor menos intenso. Esse é o café vendido como especial. “Café mais claro tem um sabor menos intenso e, dependendo da matéria prima, pode ser mais ácido ou mais doce”, explicou Jack. A torra média seria o ponto ideal para aproveitar as qualidades do grão.
Quando o café é torrado, ele passa por um processo de degradação de ácidos, polissacarídeos e aminoácidos. Para isso, as temperaturas do forno podem variar entre 180º a 240º C durante um período de sete a 15 minutos. O tempo de exposição ao calor vai variar de acordo com o grau da torra que se deseja para aquele café.
A moagem é feita com auxílio de um rolo mecânico, que quebra os grãos, até chegar à granulometria ideal do café. Existem diferentes graus de moagem do café, o pulverizado, fina, média e grossa.
substantivo feminino Ação de torrefazer, de fazer torrar, de levar ao fogo: torrefação de café.
O processo consiste em adicionar certa quantidade de açúcar aos grãos para efetuar a torrefação. Dessa forma, eles ganham uma coloração mais escura e um brilho vítreo. Especialistas apontam que, torrado dessa forma, o café tem mais sabor e aroma do que aquele que passa pelo processo tradicional.
Prepare-se para lhe passarmos cinco regras básicas de torra:
Aqueça a água ate o início do ponto de ebulição (cerca de 90 graus), sem deixar ferver. Inicialmente, derrame sobre o pó delicadamente a água para hidratação. Depois a distribua lentamente no centro do coador em forma de fio, com movimentos circulares das beiradas para o centro do filtro.
Modo de preparo: Coloque 2 colheres (sopa) de café de milho em 1⁄2 litro de água fervendo. Misture bem e despeje em um coador de pano para filtrar naturalmente. Adoce a gosto....
Produzido a partir do milho orgânico e por não conter cafeína, não apresenta efeitos colaterais e pode ser consumido por qualquer pessoa, a menos que se tenha algum tipo de alergia. Este produto também é rico em fibras, antioxidantes, contribui para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Benefícios. Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, pontua que, pelo fato de ser isenta de cafeína, a novidade não altera o sistema nervoso do corpo e nem provoca insônia. “Também possui propriedade antioxidante, é rica em fibras, tem um aroma suave, e é muito saborosa, além de ser 100% natural”, afirma ...
Os benefícios do café para a sua saúde
Os riscos do consumo exagerado de café estão relacionados, principalmente, com a presença de cafeína. Essa substância, em grandes quantidades, pode até mesmo causar a morte. O café é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros, entretanto, seu consumo em excesso pode causar danos graves à saúde.