Existem três tipos principais de junções celulares:
Junções Intercelulares
O tecido epitelial é um dos quatro tipos de tecido do corpo humano. É formado por células justapostas (unidas entre si). O tecido epitelial é encontrado na parte externa do corpo (córnea, epiderme) e na superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, pulmão, boca, útero, nariz, bexiga, etc.
Tipos de Tecido Epitelial
Epitélio cúbico: tecido com células em formato cúbico. Epitélio colunar: tecido com células alongadas. Epitélio escamoso: tecido com células achatadas, que lembram azulejos. Epitélio de transição: tecido com formato de células que varia de acordo com a distensão do órgão no qual é encontrado.
Especializações apicais
Classificação do tecido epitelial de revestimento As células do epitélio pavimentoso são achatadas e têm forma poligonal. As do epitélio prismático(ou colunar, ou cilíndrico) são altas, com forma de prismas e as células cúbicas têm formato cúbico.
O epitélio de revestimento cobre a superfície do corpo, funcionando como barreira física, mecânica e imunológica. Reveste os tratos digestório, respiratório e urogenital, as cavidades corporais e os vasos sanguíneos e linfáticos. Formam as unidades funcionais das glândulas de secreção exócrina e endócrina (p.
A velocidade dessa renovação varia de epitélio para epitélio. As células que se renovam mais rapidamente são do epitélio intestinal: num prazo de 2 a 5 dias são substituídas por células novas. As que se renovam mais lentamente são as células do pâncreas que demoram 50 dias para serem substituídas.
O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado. E quanto à sua forma: pavimentoso, cúbico e prismático, colunar ou cilíndrico. Epitélios simples possuem apenas uma camada de células.
De acordo com a forma, o tecido epitelial é classificado em: - Pavimentoso: Nesse tipo de tecido epitelial, as células apresentam-se achatadas. É encontrado, por exemplo, formando a epiderme; - Cúbico: As células, nesse tipo de tecido, caracterizam-se pelo formato de cubo.
Os epitélios que constituem as glândulas do corpo podem ser classificados de acordo com vários critérios. Glândulas unicelulares consistem em células glandulares isoladas, e glândulas multicelulares são compostas de agrupamentos de células.
Resposta. Sua principal função é absorção de nutrientes e água.
A mucosa intestinal é caracterizada por apresentar vilosidades intestinais, que são projeções alongadas da mucosa em direção ao lúmen, e é revestida por um epitélio cilíndrico simples, onde se observam células absortivas e células caliciformes.
O intestino delgado pode ser dividido em três regiões: Duodeno: Porção inicial do intestino, com cerca de 25 cm, e está ligada ao estômago. Jejuno: Porção intermediária do intestino e possui aproximadamente 2,5 m. Não pare agora...
Epitélio de revestimento intestinal O tecido que reveste internamente o intestino delgado é um bom exemplo de epitélio especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue.
O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
Cabem no interior do corpo pois ele não é linear, e sim todo enrolando, além disso, ele possui dobras em seu epitélio.
A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição.
Resposta. O interior da traqueia é revestido por uma mucosa similar a que cobre a parede interna das restantes vias respiratórias, formada por um epitélio composto por células ciliadas e células caliciformes produtoras de muco. Além disso, na camada submucosa, existem inúmeras glândulas que também elaboram muco.
A parte superior da bexiga é coberta pelo peritôneo (camada serosa), enquanto que o restante da bexiga é coberta por tecido conjuntivo da região pélvica (camada adventícia).
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
Os principais sintomas de mau funcionamento renal são alterações da cor e aspecto da urina (cheiro, presença de sangue, espuma na urina), aparecimento de edemas no corpo, fadiga, cansaço, anemia, cheiro de urina na boca (hálito urêmico), fadiga e intolerância ao exercício.
Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal.