Com sua planilha aberta, clique sobre seu gráfico e em 'Ferramentas de Gráfico Dinâmico', clique em 'Analisar' e em seguida clique em 'Inserir Segmentação de Dados', Ao abrir a janela de segmentação de dados, você vai observar que lá estão presente todos os títulos das colunas da sua planilha, exemplo: Nome, Bairro, ...
Na guia Tabela, clique em Inserir Segmentação de dados. Na caixa de diálogo Inserir Segmentação de Dados, marque a caixa de seleção dos campos (colunas) para os quais você deseja criar uma segmentação de dados. Clique em OK. Uma segmentação de dados é exibida para cada campo (coluna) que você selecionou.
Então, antes de bloquear a planilha, você precisa realizar duas etapas: 1) Selecionar a segmentação de dados e com o botão direito do mouse, selecionar a opção “Tamanho e Propriedade”. Dentro de “Propriedades” você deve desmarcar a opção “Bloqueado”.
O recurso de segmentação de dados no Excel facilita a filtragem de linhas e colunas em tabelas, mas nem sempre é conhecido pelos usuários. A ferramenta funciona integrada a uma planilha dinâmica e pode ser útil para quem precisa lidar com grandes quantidades de dados.
Clique na Caixa da Segmentação de Dados, vá na guia Opções e clique em Conexões de Relatório. Na Janela que abrir, selecione a outra Tabela Dinâmica que queira conectar. Prontinho, agora as duas Tabelas estão conectadas.
As segmentações de dados fornecem botões em que pode clicar para filtrar os dados da tabela ou da tabela dinâmica. Para além de uma filtragem rápida, as segmentações de dados também indicam o estado da filtragem atual, que ajuda a perceber o que é apresentado numa tabela dinâmica filtrada.
Como formatar Segmentação de Dados no Excel
Para fazer isso vamos clicar em alguma célula dentro da tabela dinâmica e vamos acessar a guia Analisar. Feito isso vamos selecionar a opção Inserir Segmentação de Dados. Ao selecionar essa opção uma nova janela será aberta para que possamos escolher quais os dados que iremos fazer a segmentação.
Selecione uma célula da tabela e ainda em INSERIR clique em SEGMENTAÇÃO DE DADOS. Desta forma, abre-se uma nova caixa com todas as categorias presentes no cabeçalho de sua tabela. Marque para exibição somente aquelas que você precisa que sejam filtradas. Selecione um produto no segmento para filtrar os dados.
Ativar as interações de gráfico Selecione um gráfico. À direita, role a página até a parte inferior do painel de propriedades DADOS. Na seção Interações, selecione Aplicar filtro. Repita essas etapas para cada gráfico que você quer usar como um filtro.
Converter em uma segmentação horizontal Expanda a seção Geral. Para Orientação, selecione Horizontal. Expand the General section, then for Orientation, select Horizontal. É provável que você queira deixá-la mais larga, para mostrar mais valores.
Clique na segmentação desejada, vá na Guia Opções e clique com o botão direito do mouse sobre um dos estilos e escolha a opção: Duplicar. A janela Modificar Estilo de Segmentação de Dados será aberta. Nela, marque a opção Segmentação de Dados Inteira e clique em Formatar.
O botão de Segmentação de dados faz parte da guia Opções da ferramenta de contexto "Ferramentas de Tabelas Dinâmicas", para ter acesso ao botão de segmentação de dados é preciso abrir a guia Opções das Ferramentas de Tabelas dinâmicas, clicando na tabela dinâmica.
Primeiramente, clique com o botão direito do mouse a segmentação de Dados que está com o item vazio e escolha a última opção: Configurações da Segmentação de Dados… Fazendo isso, não retira não somente os itens vazios, mas também aqueles que não existem mais da base de dados.
Clique no gráfico que você quer alterar. Vá para Ferramentas de Gráfico na Faixa de Opções, aponte para a guia Design, vá até o grupo Dados e clique em Selecionar Dados. Clique em Células Ocultas e Vazias. Na caixa de opções Mostrar células vazias como:, clique em Lacunas, Zero ou Conectar pontos de dados com a linha.
No caso dos itens, faça o seguinte:
Os resultados da tabela dinâmica podem ser alterados de maneiras inesperadas após uma relação ser excluída ou desativada. Clique em Dados> Relações. Na caixa de diálogo gerenciar relações , selecione uma relação na lista. Clique em Excluir.
Coloque o cursor no campo "Nome personalizado" e apague a "Soma de" do nome.
Para exibir ou ocultar os totais gerais
Para desabilitar a função posicione o cursor sobre uma tabela dinâmica existente, depois entre na guia análise de tabela dinâmica, e no campo tabela dinâmica escolha a lista de campos de opções, e por último basta marcar ou desmarcar a opção gerar infodadostabeladinâmica.
Na caixa de diálogo Opções da Tabela Dinâmica, clique na guia Dados. Em Dados da Tabela Dinâmica, marque ou desmarque a caixa de seleção Habilitar a exibição de detalhes para desabilitar ou habilitar essa opção.