las·ti·má·vel vel.
adjetivo Que demonstra tristeza; que permanece em estado de tristeza; que não possui alegria. Que não está contente; que tem saudades; aborrecido; desgostoso ou penalizado: aquele comportamento me deixou muito triste; não estar perto dela é muito triste. Que ocasiona sofrimento; doloroso.
Em resumo, a tristeza na alma é proveniente de alguma situação muito ruim e que na maioria das vezes não tem como reverter. ... Essa tristeza na alma é justamente uma tristeza que tem a sensação de nunca ter fim, e o cuidado deve ser maior para essa sensação não se tornar uma depressão ou algum outro transtorno.
Veja o texto bíblico: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se converterá em alegria”. ... Porém, como Jesus, sempre depois do choro chega a alegria. Além disso, Jesus falava a respeito de Sua morte, quando seria torturado.
Pergunte como ele se sentiu, se sabe dizer o que o deixou assim e o que poderia ser feito para evitar que tal situação aconteça novamente. Se possível, compartilhe uma história sua de superação, de um momento em que você sentiu que a tristeza bateu à porta e como fez para lidar com ela.
A tristeza leve é comum e passageira, aparecendo em vários momentos ao longo da vida. Normalmente, pode ser desencadeada por acontecimentos tristes como uma desilusão amorosa, problemas financeiros, traumas, descontentamento profissional/pessoal ou algum outro conflito interior.
Aqui estão algumas delas.
Essa emoção pode causar também taquicardia, redução do apetite, boca seca, respiração ofegante, falta de ar e náusea. TRISTEZA: Quando as coisas não vão bem, o corpo também se manifesta – desta vez, sem a intensidade do coração acelerado e da respiração ofegante, mas, nem por isso, com sintomas mais amenos.
O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.
Dicas para superar a tristeza profunda
Dicas para superar a Tristeza Profunda:
Procure ajuda médica imediatamente (emergência) se:
Angina do peito ou infarto A dificuldade na irrigação sanguínea altera o funcionamento do coração, provocando uma dor no centro do peito que, na maioria dos casos, é descrita como um aperto, uma pressão, um desconforto, um ardor ou uma sensação de choque.
Buscar atividades prazerosas, companhias que tragam novas conversas, sem ficar falando apenas do passado, fazer uma atividade física, meditar, viajar. "Cuide de si, retome aquele projeto esquecido, trace metas para novos objetivos", ensina Stravogiannis.