Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:
Uma pessoa já adulta possui 26 ossos e 33 vértebras. 7 delas são as vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras na lombar, 1 sacro, com 5 vértebras fusionadas e 1 cóccix com 4 vértebras fusionadas. Praticamente todas as vértebras se movimentam. Somente duas não são móveis: o cóccix e o sacro.
Conforme a localização, as vértebras podem ter formatos diferenciados devido às funções que poderão desenvolver conforme a localização. Porém, normalmente possui algumas estruturas que são comuns à grande maioria delas. Corpo: porção mais espessa que sustenta todo o peso da vértebra.
Osmar José S. de Moraes – Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.
O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. ... O Áxis tem este nome por servir de eixo para a rotação do atlas com o crânio que ele suporta.
Responsável por gerar estabilidade e mobilidade, a coluna lombar tem função primordial de gerar estabilidade e a partir de então proporcionar movimento através de uma base estável que deverá se anteceder a qualquer movimento através do controle neuromuscular.
As curvaturas são muito importantes para permitir que a coluna suporte compressão no sentido axial (longitudinal) sem causar danos à postura ereta. ... O aumento da curvatura lombar e cervical é dito de hiperlordose. Já os desvios laterais da coluna geram rotações das vértebras e estas produzem as escolioses.
A região lombar fica na parte posterior do corpo, abaixo das costelas e acima da bacia. Ela é composta por ossos, músculos, articulações, nervos, ligamentos, entre outros. Também estão próximos da coluna importantes órgãos, como os rins.