Mol é uma unidade de medida - muito usada na Química - que indica quantidade de matéria. Assim, podemos usar mol como uma maneira de agrupar quantidades, tal como fazemos no nosso cotidiano com palavra dúzia.
Voltemos à pergunta inicial: a relação entre mol e número de Avogadro. O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. ... Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
Além de ser utilizada na relação com entidades ou partículas, podemos usar a constante de Avogadro para determinar a massa e o volume de uma amostra. Acompanhe a seguir alguns exemplos de utilização da constante Avogadro. O exercício fornece a massa da substância e pede o número de moléculas presentes nela.
Como foi descoberto a constante de Avogadro?
A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas). Essa lei está relacionada ao volume molar de gases. ... A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.
Experimentalmente, esta constante pode ser obtida através de métodos como eletrólise, emissões radioativas, raios X, entre outros. Através da eletrólise e de alguns conceitos como corrente elétrica, carga do elétron e massa molar, podemos determinar a constante de Avogadro experimentalmente.
A constante de Avogadro pode ser determinada pela eletrólise da água, vejamos um exemplo para ilustrar essa fundamentação. Por definição, a constante de Avogadro expressa que um peso de um mol, ou um grama de uma determinada substância contém uma quantidade de N partículas.
O numero de Avogadro corresponde a uma quantidade equivalente a 6x10 23 (10 elevado a 23) unidades, e pode ser usado para expressar diferentes espécies, tais como átomo, molécula, íon, etc.
Constante de Avogadro. A constante de Avogadro é um número bastante utilizado pelos químicos para determinar a quantidade de entidades (átomos, moléculas ou partículas fundamentais) de uma certa quantidade de matéria.
A constante de Avogrado foi calculada através de experimentos práticos, com a evolução tecnológica podemos ter valores mais precisos devido a técnicas e equipamentos mais modernos na determinação desta quantidade. Já o valor da dúzia é fixo.