manter as peças imersas em água; molhar continuamente as peças por meio de aspersores de impacto para irrigação; cura a vapor, que é eficiente porque garante a umidade necessária ao mesmo tempo em que acelera a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento.
A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
sete dias
O tempo de cura pode variar muito, o aconselhável é 24 dias, mas, dependendo da região, se for muito úmida, poderá demorar ainda mais, por esse motivo é necessário que o engenheiro verifique o concreto antes que o mesmo recebe cargas de peso na sua superfície.
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
21 dias
Levantada a alvenaria, hora de fazer a parte interna! Assentar os tijolos, fazer as divisões internas da casa, o reboco/emboço interno são alguns exemplos de atividades que podem – e devem – ser realizadas em períodos chuvosos.
O concreto também pode ter sua coloração alterada devido ao ataque por sulfatos.
Segundo ela, o reboco leva mais tempo para ficar completamente seco quando está chovendo. “O que gastaria em média dois dias pode chegar a quatro ou cinco. Mas para realizar o procedimento do lado externo o ideal é esperar a estiagem.
Aplicando o reboco O processo é simples: coloque uma quantidade de massa na desempenadeira e, com a colher de pedreiro, arremesse-a na parede, tentando manter mais ou menos a espessura. Repita o processo até cobrir a parede inteira com o reboco.
Uma mureta de alvenaria pode proteger a areia e evitar que ela escorra com a água da chuva. É preciso ter atenção com cimento, gesso e argamassa: quando armazenadas em condições irregulares podem solidificar e causar perda total do produto.
30 X 2,22 X 0,015 = 1 m³ de reboco. Z = Com um saco de 50 kg de cimento você enche 2 latas de 18 litros.
Levando em conta o traço de 1:1:9 e a espessura de 2 cm ou 0,002, esta espessura e adequada para ambos ambientes externo e interno. sendo o peso especifico da areia fina 1500 Kg/m³. Através dos parâmetros estabelecidos temos: 40 m² por m³ de areia fina.
cada traço 18 pá de areia 18 pá de brita 0 para 1 saco de cimento. Cada metro de areia contem 48 a 50 lata ou 150 pá de areia. cada lata cabe 3 pá.