O Processamento Digital de Sinais ou PDS (também chamado de DSP, do inglês, Digital Signal Processing) é o processo de manipulação matemática de um sinal para modificá-lo ou melhora-lo de alguma maneira.
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
O que são os sinais? Manchas de pele são malformações da epiderme caracterizadas pela proliferação de células pigmentadas. Também conhecidas popularmente como pintas ou sinais, sua designação científica é "nevo", que também engloba as sardas e as manchas de velhice.
Conhecidas cientificamente como nevos, elas são pequenos tumores benignos formados por melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele e dos pêlos. Uma concentração de melanócitos maior que a normal acaba formando manchas escuras.
Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece.
Essa é uma das lesões cutâneas que aparecem naturalmente com a idade. Por isso, são mais comuns a partir dos 40 anos. E tem um fator genético: há famílias que as apresentam em maior frequência. Mas vale destacar que, muitas vezes, o aparecimento está relacionado a sobrepeso, obesidade e diabetes tipo 2.
Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.
O procedimento mais comum de remoção de sinais e pintas é a excisão. Essa é uma técnica de corte ao redor do sinal com um bisturi, e pode ser usada em lesões benignas ou malignas. No último caso, é retirado também alguns centímetros da pele ao redor da pinta.
As pintas aparecem quando se formam “bolinhos” de melanócitos sob a pele. Os melanócitos são as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
As pintas saudáveis nascem conosco e continuam surgindo principalmente até a juventude. Seu visual é bem variado: vai do marrom ao bege, pode ter relevo e pelos… Porém, mais importante do que a estética são as mudanças ao longo do tempo. Uma pinta normal não sofre modificações.
Nevos melanocíticos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais. A maioria das pintas surge em decorrência da genética e da exposição solar e possui um formato regular.
Olá! Existem diversas formas de clarear manchas escuras da pele, como peelings, laser, microagulhamento.... Porém o mais importante é antes consultar um médico dermatologista para o correto diagnóstico de qual o tipo de manchas, se são benignas e até mesmo descartar um câncer de pele.
De uma forma ou de outra, as pintas, manchinhas e marquinhas na pele podem ser interpretadas e apontar traços da nossa personalidade. Vou listar alguns mais comuns. Boca (acima/abaixo): Revela a sensualidade e caminhos abertos para a carreira artística.
Sinais ou pintas representam o poder através do conhecimento e a proteção divina. Indica a agilidade. Pessoa correta, que não gosta de injustiças.
Muitas vezes, pintas no corpo, mesmo charmosas, podem indicar algum tipo de câncer. Por isso, conhecer e monitorar a pele é extremamente importante para um diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, evitando que as manchas evoluam.
Uma marca ou mancha de nascença é uma irregularidade congênita e benigna na pele que aparece ao nascimento ou após o mesmo, geralmente até um mês de vida.
As manchas de nascença podem ser clareadas, mas nenhum tratamento consegue removê-las por completo ou deixá-las com o tom uniforme em relação ao restante da pele. Contudo, o laser é o procedimento mais eficiente, pois destrói o pigmento presente na área da mancha escura.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
De acordo com o médico, a melhor forma de prevenir as melanoses é praticar uma exposição solar consciente. “É preciso reconhecer que a exposição solar excessiva pode trazer resultados indesejados no médio e longo prazos.
"Indivíduos que têm muitas pintas (mais de 50), histórico familiar de câncer pele, com uma lesão que está crescendo, uma pinta que coça ou sangra devem ficar alertas. " Com as manchas, a questão é a mesma, mas é preciso ainda mais atenção, já que cuidados estéticos são comumente realizados para acabar com elas.
Como retirar as pintas – Dicas de procedimentos O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi. Em seguida, a área cortada é retirada e a microcirurgia termina com pontos, que fecham a região.