Diagramas fasoriaissão representações no plano complexo de todos os fasores de tensão e de corrente que aparecem num circuito. Elas permitem visualizar a defasagem entre os fasores tensões e correntes.
Como podemos ver, os fasores são como vetores e por isso são representados por uma letra maiúscula em negrito. Eles apresentam módulo e “direção”, que no caso é o ângulo de fase do fasor. Além disso, em um mesmo circuito, eles apresentam a mesma frequência angular, ou seja, é como se ambos tivessem a mesma rotação de .
Em física e engenharia, um vetor de fase ou fasor, é uma representação de uma função senoidal cuja amplitude (A), frequência angular (ω) e fase (θ) são invariantes no tempo. É um subconjunto de um conceito mais geral chamado representação analítica. ... Em textos antigos, um fasor é também referido como um sinor.
De acordo com o que estudamos, podemos concluir que há quatro maneiras de representarmos um sinal senoidal: através do gráfico da forma de onda, do diagrama fasorial, da expressão matemática trigonométrica e dos fasores.
Os sinais senoidais são sinais repetitivos, ou seja, a cada intervalo de tempo de um ciclo (Tc na figura 1), o sinal retorna a condição inicial. Tc é definido como tempo de ciclo do sinal. Toda parte do sinal com tensão positiva é chamado de semiciclo positivo e toda parte com tensão negativa é o semiciclo negativo.
Geração do Sinal Senoidal A forma de onda senoidal (ou sinusoidal) ocorre naturalmente na natureza, como se pode observar nas ondas do mar, na propagação do som e da luz, no movimento de um pêndulo etc. e também é a forma mais eficiente de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Corrente Alternada Valor eficaz (Vrms) a intensidade do sinal senoidal que desenvolve, em uma resistncia, o mesmo efeito de aquecimento que um sinal contnuo de mesmo valor. Para exemplificar o valor eficaz em uma onda senoidal, pode-se imaginar que essa onda pudesse ser achatada, tornando-se assim um sinal contnuo.
Assim, uma onda sinusoidal com valor pico a pico de 120 V tem um valor eficaz de 42.
Se dividir o número total de ciclos pelo tempo que eles demoram a completar-se, o resultado será a frequência em Hertz (8 ciclos/2 segundos = 4 Hz). O número de ciclos é frequentemente muito elevado. Por exemplo, a sua estação de rádio preferida poderá ter uma frequência de 1400 kHz.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f. Escreva a sua resposta. Ao completar o passo anterior, você terá completado o cálculo da frequência da onda. Escreva a sua resposta em Hertz, Hz, que é a unidade usada para frequência.
Substituindo h por seu valor em J⋅s e f por seu valor em hertz resulta na energia do fóton em joules. Portanto, a energia do fóton à frequência de 1 Hz é 6,sup>−34 joules ou 4,sup>−15 eV. é usada onde h é a constante de Planck e a letra grega ν (ni) é a frequência do fóton.
A constante de Planck, representada pelo símbolo h, é uma das constantes fundamentais para o estudo da física quântica e vale cerca de 6,6207.
De acordo com a equação E=n⋅h⋅ν (energia = número de fótons vezes Constante de Planck vezes a frequência), se você dividir a energia pela constante de Planck, deverá obter fótons por segundo. Eh=n⋅ν → o termo n⋅ν deve ter unidades de fótons / segundo.
Mas, em artigo recente, a astrofísica americana Laura Whitlock, da Nasa, disse que um fóton (uma partícula de luz) deve pesar algo em torno de 4 x 10-48 grama, ou seja, 0,004 grama. Mas isso está longe de ser a palavra final sobre o tema.
O fotão ou fóton é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da radiação eletromagnética (incluindo a luz). A palavra photon foi criada por Gilbert Lewis em 1926. ... Em outras ocasiões, um fóton se comporta como uma onda, tal como quando passa através de uma lente ótica.
Os fótons colidem e interagem de uma maneira análoga às demais partículas. É isso que, afinal, justifica a classificação dos fótons como partículas. Apesar de sofrerem forças do tipo previsto pelo eletromagnetismo clássico, os fótons participam da interação eletromagnética (sendo os mediadores dessa interação)...
Os fótons (partículas de luz) têm propriedades completamente distintas das dos elétrons. Por exemplo, enquanto elétrons possuem carga elétrica e massa, fótons não as têm. ... Assim, partículas com spin inteiro, como o fóton, são chamadas bósons; aquelas com spin fracionário (elétrons, por exemplo), férmions.
A Fototerapia é um tratamento baseado na interação da irradiação eletromagnética da luz com os tecidos biológicos. ... A Fototerapia ocorre quando a interação da Luz com o tecido biológico se dá por meio dos Fótons que são pequenos pacotes de energias, mas que não carregam matéria, esses fótons são os constituintes da luz.
Alguns efeitos colaterais que podem ser esperados no RN em fototerapia são: aumento da perda hídrica insensível; exantema máculo-papular; aumento do número de evacuações com fezes amolecidas e esverdeadas; erupções cutâneas; hipertermia; bronzeamento; hipocalcemia; deficiência de riboflavina; irritação na pele e ...