Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.
Os educadores devem ensinar com rigorosidade metódica, pois não há ensino sem pesquisa aproximando os educandos dos objetos cognoscíveis, com criatividade, investigação, curiosidade, humildade e persistência, ética e estética, levando à procura pelo esclarecimento através de perguntas e indagações que fazem parte de ...
O termo lúdico tem origem do latim “ludus” e tem como significado brincar. ... Para a autora o jogo é jogo dependendo de como é visto, nesse contexto podemos citar como exemplo os jogos esportivos que muitas vezes não são vistos como jogos por possuírem um caráter um tanto quanto competitivo.
Kishimoto relata que as brincadeiras e as cantigas, que fazem parte da cultura brasileira, receberam fortes influências dos portugueses, não descartando a contribuição de outras culturas de povos, como a do negro e do índio. Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade.
O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima.
Significado de Lúdico Que tem o divertimento acima de qualquer outro propósito; divertido. Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer de a fazer.
Abrindo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, encontramos a seguinte definição de lúdico: “Lúdico: [De lud(i)- + -ico2.] Adj. ... Referente a, ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos: a atividade lúdica das crianças [...]” Complementando a definição acima, citamos Almeida ( 2008, on line ):
No Espaço Lúdico cuidamos e valorizamos a primeira infância. Nesse período ocorrem as primeiras vivências, que servirão de base para um saudável desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social.
O piso da brinquedoteca deve ser, preferencialmente, emborrachado, que minimiza o risco de quedas e amortece o impacto. Tapetes de atividades coloridos são ótimas opções. Para que seja um local seguro, invista em poucos móveis (sem quinas e com proteção) e em brinquedos que tenham o selo de aprovação do Inmetro.
O lugar destinado à brinquedoteca pode ser um cômodo inteiro ou parte dele, um cantinho da sala ou do escritório. O que importa, na verdade, é que este seja um local em que as crianças se sintam confortáveis. Que tenham espaço para abrigar brinquedos, livros, mesinhas, cadeiras e lousas.
Materiais para organizar uma brinquedoteca
A função desse espaço O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológico, social e físico da criança por meio do lúdico. É nelas que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças.
Crianças que precisam explorar a criatividade, podem ter uma brinquedoteca com várias opções de desenho, pintura e montagem de legos. Neste caso, os melhores móveis para brinquedoteca seriam um conjunto de mesa e cadeiras, armário para guardar as tintas, canetas e materiais artísticos e outros tipos de brinquedos.
Olha só essa listinha com 10 itens de uma brinquedoteca que facilita a sua vida, estimule o aprendizado dos pequenos e faça a festa deles.
Dicas para montar uma brinquedoteca incrível