Significado de Irrogar verbo transitivo Infligir, impor. Fazer recair sobre alguém; atribuir.
1. Muito claro. 2. Não equívoco; evidente.
adjetivo Que tem rugas. Etimologia (origem da palavra enrugado). Particípio de enrugar.
advérbio De maneira cabal, plena, perfeita: o caso foi cabalmente resolvido. De modo satisfatório, definitivo; definitivamente, satisfatoriamente. Etimologia (origem da palavra cabalmente). Cabal + mente.
É um advérbio, significando: "satisfatoriamente". Exemplo: "Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, fazeo trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério" - Segunda Epístola de Paulo a Timóteo (Bíblia Sagrada).
Significado de Peremptoriamente advérbio De modo peremptório, de maneira decisiva, de modo categórico: assegurar, contestar, negar perempitoriamente.
O substantivo masculino conselho significa opinião, ensino ou aviso que se dá a alguém sobre o que fazer. Vem do latim consiliu, que remete à assembleia, deliberação.
Semelhança entre seres, coisas e fatos: 1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.
Que é determinante, que decide, determina; definitivo, decisivo, categórico, dogmático: o professor foi peremptório ao dizer que não altera os resultados das provas. [Jurídico] Que torna algo sem efeito; nulo. [Jurídico] Que provoca perempção, perda do direito de colocar um processo judicial ou administrativo em vigor.
Significado de Perimir verbo transitivo direto [Jurídico] Provocar perempção ou colocar termo (fim) a uma ação judicial.
algodão, lã ou outros materiais que se utiliza para acolchoar cadeiras, sofás, etc.
2 estofamento, chumaço, forra.
A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. ... A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.
Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas.
Significado de Analogia substantivo feminino Semelhança entre coisas ou ações diferentes; correspondência. Em que há ou pode haver uma análise comparativa; comparação. [Jurídico] Operação lógica através da qual um caso que, não sendo previsto pela lei, recebe a mesma norma jurídica de ações que lhe são parecidas.
Consiste em um método de interpretação jurídica utilizado quando, diante da ausência de previsão específica em lei, aplica-se uma disposição legal que regula casos idênticos, semelhantes, ao da controvérsia.
Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. ... É, também, uma comparação que, muitas vezes, necessita de conectivos para “funcionar” na frase, tais como “assim como”, “da mesma forma”, entre outros.
Relação de semelhança entre duas coisas. De ampla aplicação na literatura, as analogias estabelecem-se entre textos, personagens, estilos, ideias, conceitos, autores, etc. ... Diz-se que certos textos constituem analogias ou são análogos de outros, por exemplo, alguns contos de Chaucer de The Canterbury Tales (c.
A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. É o caso do primeiro exemplo. A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o pé da mesa, o fumo da glória.
Se optamos por usar um filme para falar sobre violência, precisamos mostrar a relação entre eles. Depois que essa relação já tiver sido estabelecida, basta enunciar a tese buscando as motivações para a existência e a permanência do problema discutido e, pronto, está feita a Introdução com analogia.
A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos particulares. Através dele não se chega a uma conclusão geral, mas só a outra proposição particular. ... Mas as analogias podem ser fortes ou fracas, de acordo com a semelhança entre os dois tipos de objetos comparados.
Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.
Se, na indução, partimos de casos particulares para produzir uma conclusão geral, na analogia fazemos o mesmo, mas estabelecendo comparações e tirando conclusões por relações de semelhança.
4 dicas para se preparar para um teste de lógica no processo seletivo
É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. É aquele que se desvincula das relações entre os objetos e procede da própria elaboração do indivíduo.
A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Por exemplo: O cobre é condutor de eletricidade, ... É importante que a enumeração de dados (que correspondem às experiências feitas) seja suficiente para permitir a passagem do particular para o geral.
Indução e dedução são formas de raciocínio. Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão).
Diferenças entre dedução e indução Enquanto a dedução parte do geral para o particular, a indução parte do particular para o geral. ... Isso significa que a indução parte da observação de fatos para a formulação de leis gerais, enquanto a dedução parte das leis gerais para a constatação de fatos particulares.