Na Antiguidade ( mais ou menos entre 4000 a. ... Segundo Shestack (1979), "Os médicos na Antiguidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia, sob a forma de choques com um peixe elétrico, no tratamento de certas doenças".
Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas "através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos. Os agentes físicos já eram utilizados para reduzir essas "diferenças". Os médicos na antiguidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia.
Somente no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.
Em 1951, foi criado o primeiro curso com duração de 1 ano para a formação de fisioterapeutas (denominados na época de técnicos) pelo médico Dr. Waldo Rolim de Moraes, patrocinado pelos estudos de Raphael de Barros.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975; com objetivos constitucionais de normatizar e exercer o controle ético, científico e social das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional.
As denúncias podem ser encaminhadas ao Conselho da seguinte forma:
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) constitui, no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos, uma Autarquia Federal, com jurisdição no Estado do Rio de Janeiro.
R$ 492,00
492,00
Anuidade é regulada pelo Código Tributário Nacional. Logo, não existe adoção de perdão, suspensão ou exclusão do tributo. Profissionais que não recolhem anuidades no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9) vão sofrer execuções fiscais (dívidas ativas) e processos ético-disciplinares.
Para regularizar pendências referentes à inscrição, o profissional pode enviar um email para [email protected] Já para as pendências financeiras, o contato é o [email protected]
1. O que é necessário para solicitar minha reinscrição no Crefito-3? REQUERIMENTO PARA REINSCRIÇÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL ( REQUERIMENTO ). Quando o processo for homologado e o profissional convocado para retirar os documentos, deverá trazer 2 (duas) fotografias formato 3x4 (de frente e recentes);
Procedimentos e documentações
A documentação pode ser entregue pessoalmente, por um portador ou pelo próprio profissional, em nossa sede ou em uma de nossas subsedes. Consulte em nossa página eletrônica os endereços e horários de atendimento. Na impossibilidade de comparecer ao Crefito-3, ela pode ser enviada pelo correio.
Para acessar o requerimento de Transferência, acesse o menu “Registro Profissional” e depois o link “Requerimento de Transferência”. Imprima e proceda conforme as orientações do documento.
O profissional inscrito no Crefito-3 e que vier a exercer a profissão em outro CREFITO, deverá entrar em contato com o respectivo Regional, requerendo a transferência, com pedido constando: nome completo, identificação profissional, endereço completo, telefone e e-mail, citando em qual CREFITO irá exercer e anexar os ...