Alguns exemplos de doenças X-ligadas incluem:
Porque, para o indivíduo ser homem ele precisa possuir os cromossomos X e Y, sendo assim XY, diferentemente da mulher que é XX. Logo, qualquer herança ligada ao cromossomo X afeta mais o homem do que a mulher, tanto que ele manifesta ou não o caráter, não podendo apenas carregar o alelo como no caso das mulheres.
O daltonismo é a condição hereditária em que a pessoa não distingue certas cores. O daltonismo se trata de uma herança recessiva ligada ao cromossomo X. ... Neste caso, a mulher pode ser portadora do daltonismo, mesmo não sendo daltônica, enquanto o homem sempre manifestará a condição.
A herança ligada ao sexo se refere a parte do cromossomo X não homóloga a Y. A herança restrita ao sexo se refere a parte do cromossomo Y não homóloga a X, esse tipo de herança é totalmente passada de pai para um filho homem, já que o pai vai doar o cromossomo Y para determinar o sexo do mesmo.
Esse tipo de herança ocorre quando alguns genes expressam-se em ambos os sexos, mas comportam-se de modo diferente em homens e mulheres. Um exemplo dessa herança é a calvície. O gene que condiciona essa característica encontra-se em um alelo autossômico e comporta-se como dominante no homem e recessivo nas mulheres.
Resposta. Resposta: A herança ligada ao sexo é uma herança genética que tem relação com os genes que pertencem aos cromossomos sexuais e determinam algumas doenças que podem surgir em um indivíduo.