EQST

O Que ECNP?

O que é ECNP?

Encefalopatia crônica não progressiva (ECNP) é o termo utilizado, atualmente, para designar o transtorno conhecido como paralisia cerebral (PC), distúrbio do movimento e da postura que resulta de lesão cerebral ocorrida no período inicial do desenvolvimento infantil (1).

Qual o tempo de vida de uma pessoa com paralisia cerebral?

Aproximadamente 87% das pessoas com PC sobrevivem até os 30 anos21 e quase 85% dos que passam dos 20 anos sobrevivem até os 50 anos22. Diversos fatores influenciam a sobrevida, como o tipo de PC (por exemplo, a quadriplegia espástica tem o pior prognóstico), presença ou não de epilepsia e deficiência mental grave21.

Quais são os graus de paralisia cerebral?

Escala de nível de paralisia cerebral

  • Nível 1. A criança nesta categoria é capaz de sentar (inclusive sozinha no chão), manipular objetos com as mãos antes dos 18 meses. ...
  • Nível 2. Uma criança classificada no nível 2 é capaz de manter-se sentado no chão mas necessita das mãos para manter o equilíbrio. ...
  • Nível 3. ...
  • Nível 4.

Quais são os tipos de paralisia cerebral?

Há quatro tipos básicos de paralisia cerebral:

  • Espástica — caracterizada por movimentos duros e difíceis,
  • Discinética ou atetóide — onde são comuns movimentos involuntários e descontrolados;
  • Atáxica — cuja a Coordenação e equilíbrio são debilitados;

Como cuidar de uma criança que nasceu com paralisia cerebral?

Estimule a criança a vestir-se e a despir-se sozinha e, enquanto o faz, ensine-lhe as partes do corpo. Converse com ela sobre as peças do vestuário, para que servem, como as arrumar, aproveitando para lhe ensinar as cores. Utilize roupas o mais adequadas e convenientes. Como ajudar uma criança com Paralisia Cerebral?

Como lidar com pessoas com paralisia cerebral?

Pessoas com paralisia cerebral podem tratar sua espasticidade de muitas maneiras: reabilitação, medicação, terapia de injeção ou mesmo cirurgia. Há também uma bomba de fármacos implantável que pode ser útil para reduzir a espasticidade severa, permitindo que alguns pacientes vivam uma vida mais plena e mais ativa.

Como ajudar uma pessoa com paralisia cerebral?

Pessoas com paralisia cerebral Pode ter dificuldades para andar, fazer movimentos involuntários com pernas e braços. Portanto, não se intimide, trate-a com naturalidade e respeite o seu ritmo, porque, em geral, elas têm movimentos mais lentos. - Tenha paciência ao ouvi-la, pois a maioria tem dificuldades na fala.

O que quer dizer espasticidade?

A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.

Quais são as características da paralisia cerebral espástica?

Paralisia cerebral espástica: É a variação mais comum da síndrome e atinge a região do córtex motor do cérebro, responsável pelos movimentos. Nesse caso, os músculos possuem a sua capacidade de força reduzida e o tônus elevado, o que provoca enrijecimento.

O que é paraparesia espástica?

A paraparesia espástica hereditária (familiar) compreende um grupo de doenças hereditárias raras que causam fraqueza gradual com espasmos musculares (fraqueza espástica) nas pernas.

O que causa a paraparesia?

A paraparesia é uma condição caracterizada pela incapacidade de mover parcialmente os membros inferiores, que pode acontecer devido a alterações genéticas, danos na coluna ou infecções virais, resultando em dificuldade para andar, problemas urinários e espasmo musculares.

O que pode causar a tetraplegia?

Tetraplegia, também conhecida como quadriplegia, é a perda dos movimentos dos braços, tronco e pernas, geralmente, provocada por lesões que atingem a medula espinhal a nível da coluna cervical, devido à situações como traumatismos em acidentes, hemorragia cerebral, sérias deformidades na coluna ou doenças neurológicas.

Qual é o CID da paraparesia?

No caso das pessoas acometidas por paraparesia espástica, onde não houve ainda uma definição da causa deste sintoma, usa-se o CID-10 G 82.

O que é paraplegia não especificada?

A paraplegia é o termo médico utilizado quando o paciente não consegue movimentar ou sentir as pernas, uma situação que podem ser permanente e que geralmente é causada por uma lesão na medula espinhal.

O que é paraplégico e tetraplégico?

Tetraplégico> é aquele que perde os movimentos dos membros superiores e inferiores. Paraplégico> é quando perde apenas os movimentos inferiores..

Qual a diferença do tetraplégico para o paraplégico?

Plegia significa falta de movimentação. Sendo assim, paraplegia é quando não mexe da cintura pélvica para baixo e, a tetraplegia, os quatro membros. ... "Quem tem diminuição dos movimentos nos braços e não mexe as pernas pode se dizer tetraplégico, porque está considerando o problema mais grave, a plegia.

O que é uma pessoa paralítica?

Significado de Paralítico substantivo masculino Indivíduo que possui algum tipo de paralisia, perda da movimentação voluntária de um músculo, causada por uma lesão neurológica. adjetivo Diz-se da pessoa que é portadora de paralisia. Etimologia (origem da palavra paralítico).

O que leva a paraplegia?

As paraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal são interrompidas por um acidente ou outro motivo qualquer, geralmente no nível da coluna dorsal ou lombar. Essa interrupção pode ser completa ou incompleta, levando assim a diferentes repercussões e sintomas.

Quando ocorre a paraplegia?

A paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente. A paralisia afeta os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo.

O que acontece com uma pessoa que sofre uma lesão na medula espinhal?

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.