Com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos: o araticum de polpa rósea, mais doce e macio e o araticum de polpa amarela, não muito macio e um pouco ácido. Os frutos de coloração de polpa amarela são predominantes, enquanto aqueles de coloração rosada, intermediária.
O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto do cerrado que apresenta polpa adocicada rica em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2, o que torna a elaboração de um produto com excelente valor nutricional. O que pode auxiliar na prevenção de doenças como reumatismo, úlcera e até câncer de pele.
O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. ... O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.
É importante que o consumo não ultrapasse 3 xícaras de chá por dia e a bebida não deve ser guardada de um dia para o outro, devendo ser ingerida no mesmo dia para que não perca suas propriedades medicinais.
O chá de graviola é feito com folhas verdes ou seca? A grande maioria dos chás é feito a partir das folhas desidratadas (ou secas) da planta, é o caso do chá de graviola — apesar disso, não há nenhum prejuízo quanto às propriedades benéficas da planta, elas ainda se mantêm.
MITO. Alguns compostos da folha da graviola estão sendo estudados devido às suas características antioxidantes e profiláticas, mas ainda não há nenhuma conclusão quanto à sua eficácia contra o câncer ou mesmo em relação ao seu uso em medicamentos para o tratamento da doença.
Além disso, a goiaba é muito rica em vitamina C, que também atua contra o câncer e potencializa a quimioterapia. Embora a laranja seja a fruta mais famosa quando falamos em vitamina C, a goiaba fornece cinco vezes mais desse nutriente.
O chá verde é uma boa fonte de antioxidantes e, por isso, pode ser considerado um bom remédio natural para prevenir o câncer. Veja outros benefícios do chá verde. Adicionar o chá verde em água fervente e esperar por 10 minutos.
Abaixo você verá os tipos de alimentos não indicados durante o tratamento do câncer.
O alimento mais cancerígeno é a carne processada. A avaliação apresentada pela Agência Internacional para a Investigação em Cancro da Organização Mundial de Saúde revelou que 50 gramas diários destas carnes aumentam em 18% o risco de desenvolver cancro colorretal.
Piores alimentos do mundo
Conheça os dez piores alimentos para a sua saúde
Os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde
Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.
Olá! Comer macarrão cru faz mal sim, o que ocorre é que o macarrão é produzido para ser cozido e só depois do cozimento deve ser ingerido, ao comer ele cru seu corpo não irá digerir os carboidratos do macarrão, e esse nem é o maior dos problemas.
Outros sintomas muito comuns do efeito que o consumo de comidas gordurosas tem no nosso sistema digestivo são a diarreia e as cólicas. Além de permanecer mais tempo no estômago, a comida gordura entra mal nos intestinos, levando muitas vezes a estes fenómenos. Desregula as bactérias do intestino.
A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.
Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis.
Gordura no sangue corresponde à elevada concentração de triglicerídeos no organismo, que normalmente é causada pela alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, mas que também pode acontecer devido a fatores genéticos, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou sedentarismo, por exemplo.
Os médicos aconselham a tomar cuidado com excesso de gordura devido a possibilidade de causar desequilíbrio que no organismos pode esta associado a falta de circulação pois abstrai os vasos, e pode causar muitos transtornos.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.
Os principais problemas relacionados com estes tipos de gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida.