Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos.
As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).
As galinhas domésticas criadas no Brasil têm origem no sudeste da Ásia e chegaram por aqui pelas mãos dos primeiros navegadores europeus, ainda em 1500. As aves foram deixadas soltas em fazendas, sítios e nos quintais das casas.
O termo galinha caipira teve sua origem a partir do século passado quando, no período do descobrimento, aos poucos, foram sendo introduzidas diversas raças de aves no Brasil. Naturalmente, com a mistura dessas raças, surgiu uma nova linhagem, batizada de caipira.
Acredita-se que a ave tenha chegado ao Brasil em 1503, com Gonçalo Coelho, que atracou no Rio de Janeiro. Mas a produção comercial surgiu em Minas Gerais, por volta de 1860, quando o Estado começou a despachar galináceos e laticínios para outras regiões do País.
Origem genealógica e raças. A galinha, Gallus gallus domesticus, pertence ao grupo de aves galiformes e fasianídeas, sendo encontrada em todos os continentes do planeta, com mais de 24 bilhões de cabeças (FUMIHITO et al., 1996; PERRINS, 2003).
Ave
Possuem hábitos diurnos e sua alimentação é composta principalmente de grãos, frutos, folhas, pétalas e brotos cultivados como arroz, milho e feijão. Costumam ingerir pequenas pedras que auxiliam a trituração do alimento na moela. Atualmente a criação comercial de galinhas é realizada em granjas grandes e modernas.
Afinal, quando estudamos a ancestralidade das galinhas, vemos que elas são espécies de bosque e não de savana ou pastagens. Gostam de circular na sombra, em ambientes frescos e com cobertura vegetal diversa.
Atualmente, esse animal vive em estado natural na Índia e no sudeste asiático. São aves que habitam os solos de florestas, formam grupos em que o macho protege as fêmeas até a postura dos ovos, e têm hábitos diurnos.
Pois insetos, pequenos anfíbios, lesmas, caramujos, e até mesmo algumas serpentes pequenas estão dentro da sua cadeia alimentar. Além dos animais, as galinhas também se alimentam de frutas, sementes, folhas e capins.
Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.
– Só dê de comer aos pintinhos após 60 minutos (1 hora) de nascidos; – A primeira alimentação deverá ser de água com açúcar (50 g de açúcar para 1 L de água) para hidratar e aumentar a energia dos pintinhos; – Após um dia de vida, passe a alimentá-los regularmente com ração inicial.
Vamos passar 9 desses alimentos, fáceis de encontrar, que irão ajudar na nutrição das galinhas caipiras.
Faça uma adubação verde e ou jogue compostagem na lavoura de milho, para estar produzindo a totalidade do milho dentro das normas de produção orgânica.
Embora as cebolas contenham muitas vitaminas e minerais, as galinhas não devem comê-las. Grandes quantidades de cebola podem causar anemia hemolítica.