As aventuras de Ulisses (em grego: Odisseu) são contadas, essencialmente, na Odisseia, um dos Poemas Homéricos. O herói era rei de Ítaca, uma ilha grega do mar Iónio. Era casado com Penélope e tinha um filho, Telémaco. ... O mais famoso dos seus ardis foi o famoso Cavalo de Troia que garantiu aos Gregos a vitória.
Ulisses – Mitologia Grega A figura de Ulisses transcendeu o âmbito da mitologia grega e se converteu em símbolo da capacidade do homem para superar as adversidades. Segundo a versão tradicional, Ulisses (em grego, Odisseu) nasceu na ilha de Ítaca, filho do rei Laerte, que lhe legou o reino, e Anticléia.
Telégono levou o corpo de Odisseu até Penélope e Telêmaco, filho de Odisseu e Penélope. ... Portanto, Odisseu foi basicamente morto pelo seu próprio filho e cada um dos seus filhos casou-se com a mãe um do outro, já que isso não é uma aberração totalmente esquisita de forma alguma.
A Odisseia é um texto épico antigo, supostamente escrito pelo poeta Homero, que conta a história da volta do herói Ulisses (ou Odisseu) para sua terra natal, Itaca, após o fim da guerra de Troia. Ainda no início, porém, o herói incorre na fúria do deus Poseidon após cegar um de seus filhos, o ciclope Polifemo.
É a deusa da Lua Nova, encantamentos, feitiçaria e sonhos. Ulisses e seus homens perderam-se ao mar e chegaram na ilha de Eana, que era dominada pela deusa. Ela aprisionou os homens companheiros de viagem, mas foi obrigada a libertá-los por ameaças de Ulisses.
Circe era, na mitologia grega, uma feiticeira, em versões racionalizadas do mito, uma especialista em venenos e drogas. Também aparecia como uma Deusa ligada à feitiçaria, assim como sua mãe Hécate.
CIRCE transformou com seus encantos e feitiços toda a tripulação de Perseu ,em animais selvagens ,que a obedecia prontamente . Perseu para resgata-los ,ganhou uma planta mágica do deus Hermes e uma espada para ameça-la . Cirse quando foi transformar Perseu em animal é ameaçada com a espada e passa a ajudar Perseu .
Ulisses, então, resolveu ir ele próprio tentar a libertação dos companheiros. ... Ulisses exigiu que ela libertasse seus companheiros e ela retirou o encantamento. Os homens readquiriram suas formas e Circe prometeu um banquete para toda tripulação.
II. Polifemo, um dos companheiros de Ulisses, conseguiu fugir agarrando-se ao corpo dos animais do rebanho.
O cíclope agarra dois homens e os devora. Depois de bloquear a entrada da caverna com uma pedra enorme, Polifemo continua devorando dois homens de cada vez. Odisseu então arranja um plano para todos escaparem e oferece vinho a Polifemo, que pergunta quem lhe oferece a bebida, ao que Odisseu responde: "foi Ninguém".
11- Qual foi, ao voltar, o verdadeiro medo de Odisseu? ... R: No lugar de Penélope teria feito o mesmo, esperaria Odisseu e não me casaria com outra pessoa, pois teria conhecimento do sentimento por ele.
Os traços fundamentais de um homem grego, segundo o filme, é força, coragem, fidelidade e bravura.
Ao amanhecer, Polifemo tinha que soltar suas ovelhas para pastar e, para evitar dos presos fugirem, ele verificava quem saia da caverna passando a mão e identificando o animal que passava. Ulisses e os demais se escondiam pendurados na barriga das ovelhas e, com essa artimanha, conseguiram escapar da ilha.
Ao acordar, Polifemo retira a pedra da entrada da caverna e os marinheiros aproveitam para fugir. Ao perceber que estava cego, começou a gritar aos outros ciclopes: -“Ninguém me deixou cego”! Foi quando Odisseu lhe responde: “Quem te feriu fui eu, Odisseu”!
Diante da insistência do pai e para não desagradá-lo, ela resolveu aceitar a corte dos pretendentes à sua mão, estabelecendo a condição de que o novo casamento somente aconteceria depois que terminasse de tecer um sudário para Laerte, pai de Ulisses. Com esse estratagema, ela esperava adiar o evento o máximo possível.
A tela que Penélope tece tem o objetivo de protegê-la e aquecê-la. Destituida de afeto, ela tece para cuidar de si mesma em seus piores momentos de solidão e, ainda que espere por Ulisses por toda sua vida, não tece porque espera, ela tece a sua solidão, seu sentimento de abandono, de orfandade e rejeição.
Penélope
Afinal, ele ficou tanto tempo longe, sem notícias de Ítaca e de sua esposa, e teve até algumas oportunidades de ficar bem em outros lugares. Por quê, apesar de dificuldades, Ulisses queria tanto voltar? (A odisseia).
Atenas, então, informa que o deus Hermes será enviado à Ilha de Ogígia para alertar Calipso que deverá libertar Odisseu.
Ele estava na ilha da deusa Calipso há sete anos. Um dia, ele quis partir, voltar para a sua Ítaca. Calipso, que estava perdidamente apaixonada, ofereceu a Ulisses a imortalidade: viver eternamente com 30 anos, no mundo dela, cheio de fartura e prazeres.
A Odisseia é um poema épico, escrito por Homero, que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Troia. Considerada a segunda obra da literatura ocidental, a Odisseia integra o início do cânone literário da região.
O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a.C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois. O nome “Ilíada” é derivado de “Ilion”, antigo nome de "Troia".
Os palácios de Tebas, Micenas, Pilos, Tirinto e Iolcos, supostamente os vencedores da Guerra de Tróia, queimaram em seguida. Idem para Canaã, vassala do Egito, onde depois surgiria o reino de Israel.
A Guerra de Troia colocou frente a frente deuses, heróis e homens. Do lado grego, além de Menelau e Agamemnon, estavam os poderosos heróis Ulisses, Aquiles, Ajax e os Mirmidões, lendários soldados de Aquiles. Do alto do Olimpo, torciam pela vitória dos gregos Atena, Hefesto, Hera, Hermes, Tétis e Posídon.
Quem ganhou a Guerra de Troia? A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.
Após a morte de muitos heróis, incluindo Aquiles e Ájax (entre os gregos) e Heitor e Páris (entre os troianos), a cidade caiu após a introdução do "Cavalo de Troia". Os aqueus massacraram os troianos (exceto as mulheres e crianças, tomados como escravos) e dessacraram seus templos, invocando assim a fúria dos deuses.
Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. ... Estes soldados abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Troia até sua destruição.
Paris cedeu à oferta de Afrodite, que em troca lhe prometeu o amor de Helena, mulher do rei espartano Menelau. Dessa forma, Paris organizou-se para ir em busca de sua prometida. Durante o trajeto rumo à Esparta, os profetas gêmeos Cassandra e Heleno tentaram persuadir Paris para que desistisse de tal empreitada.
Os gregos venceram a Guerra de Troia graças a uma estratégia criada por Odisseu. A estratégia consistia em fingir desistir do conflito e entregar um presente aos troianos. Esse presente era um cavalo de madeira oco, o cavalo de Troia, repleto de soldados gregos dentro, inclusive Odisseu.