Natureza dentro de casa: 5 plantas para ter no quarto
Em um quarto de dormir, seja de casal ou solteiro, o espelho não pode de forma alguma refletir a cama e quarto como um todo. Um espelho exposto no quarto irá alterar o equilíbrio energético do ambiente e deixar as pessoas com seu sono alterado para pior. Muitas pessoas ficam estressadas, dormem mal, têm insônia, etc.
A hera também está na seleção de plantas perfeitas para ter no quarto. Assim como a jiboia, que é uma espécie de hera, as outras formas dessa verdinha casam bem com o ambiente onde se dorme. E outro benefício: elas não precisam de muita poda!
Perfeitas para as condições do quarto Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: espada-de-são-jorge, dracenas, costela-de-adão, filodendro, antúrio, comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz, jiboias, cissus e bromélias.
O vegetal libera gás carbônico à noite, mas a quantidade não é suficiente para prejudicar o sono de ninguém. ... Quem quiser muito trazer um pouco de verde para o quarto pode apostar em plantas que encaram bem ambientes fechados, como a espada-de-são-jorge, samambaias, jiboia, filodendro e zamioculca, todas folhagens.
Outra herbácea pequena e perene muito graciosa e que fica muito bem sobre a cômoda do quarto é a peperomia (Peperomia sandersii) com suas folhas arredondadas e variegadas de creme.
Uma atitude que vale para qualquer planta é colocar o dedo na terra e sentir se ela precisa de mais ou menos água e, então, realizar regas conforme o necessário. Um jeito minimalista de ter plantas no quarto é investir em galhos de espécies como o eucalipto.
Para uma folhagem bonita, mantenha a terra úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno. Nos dias de calor intenso, borrife água morna nas folhas e deixe o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas. Adube a cada quinze dias) e replante a cada quatro anos.
Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.
Como cuidar de antúrio resumo: Os antúrios devem ser plantados em solo bem drenado, ácido e mantidos em condições úmidas. Regue com pouca frequência, mas rege todo o solo, uma vez que a polegada superior do solo esteja seca. Fertilize a cada dois meses durante a estação de crescimento.
Molhe o substrato com frequência, mas sem encharcar o solo. Coloque o vaso em um local sombreado, mas que ainda assim receba luz indireta. A temperatura ideal para o plantio das sementes de antúrio é acima dos 24ºC. Caso more em uma região de clima frio, espere até o verão para plantar o seu antúrio.
Como cuidar de antúrios Para você que vai começar a cultivar antúrios, a principal dica é: deixe a sua florzinha sempre em um local iluminado. Mas tome cuidado, pois ela não se dá bem se ficar exposta diretamente à luz solar, já que a sua estrutura pode ficar queimada.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
ADUBAÇÃO - o uso de adubo orgânico é importante para o antúrio. Cubra a área com terra vegetal ou substratos adquiridos em supermercados, floriculturas e lojas. Também podem ser acrescentados compostos, como torta de mamona, farinha de osso e produtos de compostagem.
Como plantar antúrios
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Como fazer substrato para antúrio Elas precisam de um uma camada mais terrosa, com maior capacidade de absorção de água. 3 medidas de terra; 1 medida de fibra de coco; 1 medida de húmus.