O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Técnicas inovadoras (recursos gráficos, montagens, colagens, etc.) Formas reduzidas (minicontos, minicrônicas, etc.)
O que há em comum entre os textos 1 e 2 Texto 1. OUVIR SOM no transporte público PODe. SEM FONE de ouvido NEM PENSAR. faça a parte NÃO INCOMODE quem está próximo de você Respeite a Lei.
1- Observando os dois textos conseguimos notar que apenas o texto 2 é poético. O texto 2, pode ser considerado um texto poético por conta da forma como foi escrito. ... A poesia é um texto com uma característica estética em forma de soneto, é um texto lírico, onde geralmente os temas são tratados de forma romantizada.
É possível afirmar que o TEXTO IV apresenta a característica de * 1 ponto. ... (D) discordar dos fatos ou das ideias defendidas em um texto publicado em revista. (E) apresentar linguagem em tons persuasivos e atrativos, com verbos no imperativo.
Texto é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor. Partindo dessa definição, é possível dizer que texto é tudo aquilo a que atribuímos um sentido ao ler e escrever.
Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. Essa unidade estruturada apresenta um sentido completo e tem um objetivo comunicativo.
Trata-se de um texto de cunho argumentativo, no qual um determinado grupo de pessoas se mobiliza em prol de uma reivindicação destinada a alguém com poder de decisão, visando à solução da problemática ora requisitada.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
Resposta. Resposta: Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio. Esses recursos são chamados de efeitos de sentido e podem ser construídos por meio do duplo sentido, da ambiguidade, da ironia e do humor.
02. Qual o efeito de sentido causado palavra “tamanho”? O efeito que causa é de algo grandioso, e também foi usada para dar destaque ao anúncio .
Resposta. Resposta: Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.
Que efeito de sentido o emprego dessa alegoria cria no texto? Explique. Resposta: Cria humor, pois a imagem da ideia bracejando e fazendo piruetas contrasta com a seriedade do resultado do processo da cogitação: a invenção de um "medicamento sublime" voltado ao alívio da melancolia humana.
Verificado por especialistas a) O efeito de sentido provocado a partir da expressão em destaque “1 REAL" é de destaque ao preço muito baixo da casquinha de sorvete. b) O sentido da presença dos emojis no anúncio é aproximar a campanha do público jovem, remetendo à linguagem usada na internet.
Resposta: A falta do verbo de ligação traz uma incoerência para a oração, poi sem ela a gente não iria entender o que aquela frase quer dizer. Explicação: Esses verbos que estão na oração estão aí só para ligar uma coisa com a outra, ligar o sujeito com a característica dele.