Irineu Evangelista de Souza, o futuro Visconde de Mauá, a quem coube a glória de construir a primeira estrada de ferro no Brasil, nasceu no Rio Grande do Sul, em 1813.
A primeira ferrovia foi implantada no Brasil em 1852 por Irineu Evangelista de Souza, futuro visconde de Mauá. O projeto pretendia ligar o Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba e, mais tarde, a Minas Gerais.
Ferrovias no Brasil: Conheça as principais em 2020
O transporte ferroviário representou, desde o seu surgimento, um importante elemento estratégico para a economia. Sua função, além de transportar passageiros, é conduzir e escoar mercadorias, dinamizando a infraestrutura e facilitando a distribuição de produtos e matérias-primas sobre um dado território.
Em 1917, inicia a Revolução Russa, que vem após um descontentamento do povo, que vivia na extrema miséria, contra o regime czarista. Liderando os bolcheviques, Vladmir Ulianov, mais conhecido como Lênin, começou uma reforma na Rússia, implantando um bruto socialismo científico, baseado nas idéias de Karl Marx.
Às vésperas da Revolução de 1917 (a primeira, em Março, a Revolução Branca) a Rússia era ainda um país absolutista, com a maior parte da sua economia ainda com base na agricultura e com fortes diferenças sociais entre os mais ricos e os mais pobres.
Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes.