Prevenção: Previne as doenças: sarampo, caxumba, rubéola e varicela. É uma vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola, da caxumba e da varicela (catapora), lactose anidra, sorbitol, manitol, aminoácidos, traços de neomicina e água para injeção.
A maioria das doenças virais, ele diz, necessitam de vacinas de vírus vivos atenuados, mas a grande maioria de doenças bacterianas são prevenidas com vacinas inativadas. Apesar disso, existem algumas exceções a esta regra.
O Instituto produz as vacinas: DTP e Hib (também chamada vacina tetravalente: combinada contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae b); Hib (Haemophilus influenzae b); meningocócica A e C; pneumocócica 10-valente; febre amarela; poliomielite oral; poliomielite inativada; sarampo, caxumba e rubéola ( ...
Vacina Tríplice Bacteriana (tétano, difteria e coqueluche ou pertussis) É fabricada com a bactéria B. pertussis inteira. Tem boa eficácia, mas apresenta efeitos adversos mais frequentes e mais intensos.
As vacinas tríplices bacterianas protegem o bebê contra difteria, coqueluche e tétano. Na rede pública está disponível a DTPw que é feita a partir de células inteiras da bactéria. Já na rede privada existe a versão DTPa que é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, oferta quatro vacinas para gestantes: dTpa (difteria, tétano e coqueluche); dT (difteria e tétano); hepatite B; e gripe, esta ofertada durante campanhas anuais.
No geral, não há efeitos colaterais intensos devido a imunização, embora alguns sintomas leves possam surgir de acordo com cada paciente. Mesmo assim, a vacina contra a doença pode causar vermelhidão, dor, inchaço ou sensibilidade no local da aplicação, febre, sonolência nas primeiras horas e irritabilidade.
Esta é a dTpa, ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche. A dTpa é uma das vacinas previstas no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada nas futuras mães a partir da 20ª semana de gestação, com uma dose somente.
Efeitos colaterais da vacina dTpa A aplicação da vacina é intramuscular e pode causar algumas reações, como vermelhidão no local da aplicação, dor, sensibilidade e inchaço, que devem melhorar após 24 horas.
A vacina está indicada para a prevenção da difteria, tétano e coqueluche em gestantes e bebês, mas também deve ser aplicada em todos os adolescentes e adultos que possam entrar em contato com o bebê, pelo menos, 15 dias antes do parto.
Gestante apenas com 1 dose contendo o componente tetânico: 1 dose de dT e segunda dose realizar dTpa à partir da 20ª semana de gestação. Respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses; Gestante não vacinas ou sem histórico vacinal: Duas doses de dT e a 3ª dose com dTpa à partir da 20ª semana de gestação.
Calendário de vacinas para gestantes | Vacinas recomendadas
É extremamente importante que a gestante tome as vacinas recomendadas para a gravidez....Outras vacinas cuja administração fica condicionada a avaliação médica são:
As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).
A vacina pra hepatite B deve ser tomada em três doses 0 - 30 e 180 dias e um reforço 5 anos após. Como vc está grávida e tá na dúvida quantas doses fez uso, fique tranquila, não há problema. Sugiro vc iniciar todas as doses após a gestação.
Quem está grávida pode tomar a vacina contra rubéola? Não. Apesar de estudos mostrarem que a vacina con- tra a rubéola é segura e mesmo se aplicada durante a gravidez não causa danos ao feto, a recomendação do Ministério da Saú- de é não vacinar gestantes.
Apesar de evidências científicas demonstrarem que vacinas como febre amarela e tríplice viral não causam danos fetal, por precaução, não se recomenda a vacinação durante a gestação.
As mulheres depois de tomar a vacina contra a rubéola, devem aguardar até 30 dias para engravidar. A vacina não oferece riscos nem a mulher e nem ao feto.