Quem tem autoridade tem poder, mas quem tem poder não necessariamente tem autoridade. ... Para uma autoridade exercer poder, essa autoridade tem que ser vista como legítima pelas pessoas que a obedecem. Por exemplo, obedecemos às ordens de um policial rodoviário por reconhecermos sua autoridade.
O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer." A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter ...
“Quem tem autoridade tem poder; porém nem todo poder deriva da autoridade” (SOBRAL; PECI, 2013, p. 269). Existem várias formas de se obter poder.
Você exerce poder sobre alguém, que exerce poder sobre outra pessoa e alguém exerce algum poder sobre você. Por este motivo, o poder seria uma “microfísica” que estaria em tudo e em todos, sendo exercido nas relações sociais.
Sendo assim, a diferença entre poder e liderança é que o poder, da mesma forma que é dado, também pode ser retirado, já a liderança é reflexo de competência, de algo conquistado com idoneidade, admiração e influência.
A liderança, por sua vez, é um tipo de poder que está associado à capacidade de mobilizar pessoas por meio de suas ações e conquistar seguidores de maneira natural. Isso não significa, entretanto, que um líder necessariamente conduz seus liderados para uma finalidade positiva.
Os diferentes tipos de líderes
Comunicar – Saber ouvir e perguntar, mais do que falar O líder de resultado abre um canal de diálogo com seus liderados, o que funciona como uma via de mão dupla. Ou seja, além de se expressar com clareza – conseguir ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Como ganhar a confiança de sua equipe
Indicadores de falta de confiança
A liderança autocrática tem o foco no seu líder. O gestor é o centro das decisões e, por isso, centralizador. O liderado não tem espaços para opiniões e sugestões e precisa se contentar com as ordens dadas.
Chefe ou dono de estabelecimento. Na gíria "aquele que paga" Também na gíria: chefe de boca de fumo. Exemplo de uso da palavra Patrão: O patrão não gostou do nosso serviço.
Qual a diferença entre líder e chefe? As principais diferenças entre líder e chefe está na relação de poder: O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados. O líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa, mesmo que o próprio líder seja o último da hierarquia.
Tomada de decisão O chefe vai querer sempre decidir sozinho, porque ele considera que só ele está apto para isso. Ele não abre espaço para opiniões nem proposta de melhoria que pode ajudar. Já o líder, em contrapartida, envolverá os liderados nas decisões, facilitando e inspirando a decisão.
substantivo feminino Dignidade de chefe. Repartição onde o chefe exerce suas funções; chefatura. Governo, direção, comando.
Quais são as características de um chefe? O chefe é aquela pessoa que manda, pois tem uma postura de impor ordens e centralizar as atividades. Ainda muito comum em empresas, é um profissional autoritário que, apesar de exigir muito dos colaboradores, se mantém longe deles, ou seja, tem dificuldades de comunicação.
Significado de Líder substantivo masculino e feminino Chefe; pessoa que possui autoridade e poder para comandar os demais. Indivíduo que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém. [Por Extensão] Atleta ou equipe que ocupa ou permanece ocupando o primeiro lugar numa competição. ... Do inglês leader.
O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los.
Mais do que simplesmente delegar tarefas, ser um bom líder significa também integrar sua equipe, coordenar com precisão as atividades que ela desempenha e incentivar a produtividade de seu trabalho. ... O segredo é não ter receio de colocar a mão na massa e ajudar os membros da equipe caso seja preciso!
Um líder de sucesso é aquele que conhece seus colaboradores, confia em suas capacidades, sabe delegar e dar os feedbacks necessários à evolução, aperfeiçoamento e crescimento da equipe. Liderar pessoas é a nobre missão de conduzi-las e orientá-las para que o grupo possa alcançar seus objetivos.
O líder de equipe tem papel fundamental dentro de qualquer organização. É o elo mais forte entre colaboradores e os objetivos da empresa. Ter um profissional que estimula a comunicação e o bom relacionamento entre os colaboradores faz toda a diferença para empresas que buscam bons resultados.
Um líder bom senta com os funcionários e discute o que deve manter e o que não está legal, sempre com educação, mas sem deixar se abater. Sabe dizer não, incentiva e é justo, chama atenção quando precisa, e também comemora as vitórias.
12 principais atitudes que todo bom líder de sucesso precisa ter.
Algumas abordagens novas sobre esse tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser trabalhado e aperfeiçoado. No entanto, as habilidades de um bom líder sempre vão envolver disciplina, carisma, respeito, paciência e, principalmente, a capacidade de influenciar os colaboradores.
Como ser um bom líder: aprenda a evoluir como gestor
Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.