Olá! O cranberry não deve ser consumido em excesso quando há histórico de cálculos renais, pois contém substâncias como oxalato e cálcio. Entretanto, em quantidade adequada a ser determinada por nutricionista ou nefrologista de sua confiança, pode ser utilizado.
Como prevenir a cólica renal? Tomar muita água durante o dia é a melhor forma de prevenir a formação dos cálculos renais. Popularmente chamados de “pedras nos rins”, eles são formados pelo acúmulo de cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido) dentro dos rins ou nos canais urinários.
A boa notícia é que há alimentos que protegem os rins das pedras, como os ricos em citrato e em magnésio. “O citrato está nos sucos cítricos. Já alimentos como banana, abacate, peixe, batata são ricos em magnésio”, sugere Fernanda.
A dieta para pessoas com cálculo renal deve ser pobre em sal e proteínas e bastante rica em líquidos. Para verificar se está ingerindo a quantidade de água suficiente preste atenção à urina que deve estar clara, límpida e sem cheiro forte.
- Batatas: Pode ser a tradicional batata inglesa ou a batata doce, não importa. Esses tubérculos, são alimentos repletos de vitaminas e minerais que ajudam a combater os cálculos renais. O amido, substância encontrada em grande quantidade nesses vegetais, também auxilia nas funções renais, purificando o órgão.
Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.
O que comer numa crise de vesícula Grãos integrais, como arroz, macarrão e pão integral; Leite e derivados desnatados; Carnes magras e cozidas ou grelhadas, como frango sem pele, peixes e peru; Água e sucos de fruta.