Basicamente podemos dizer que os fatores de produção são elementos fundamentais ao processo produtivo de um determinado bem material ou serviço. Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva.
Consideram-se agentes económicos os sujeitos (ou grupos de sujeitos) de um qualquer país que intervêm no seu circuito económico. Têm funções económicas diferentes (em termos de produção, consumo, investimento), estabelecendo entre si diversas relações de índole económica.
Um agente económico é toda a entidade com autonomia, capaz de realizar operações económicas e de deter valor económico. O agente económico pode ser uma família, uma empresa, uma instituição financeira ou até uma administração pública, tendo cada tipo de agente uma ou mais funções diferentes dos restantes agentes.
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Economia política é a ciência que estuda as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais que visam atender as necessidades humanas, identificando as leis que regem tais relações.
As características preponderantes da economia verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade.
Na economia de mercado são os agentes econômicos privados que controlam a economia e há pouca intervenção do Estado. ... É conhecido também como economia descentralizada na medida em que é o oposto da economia centralizada.
Mercado Descentralizado: Se você quer realizar uma compra não é necessário ter outro participante querendo vender, pois o próprio fornecedor irá realizar a venda para você, e deste modo não é possível visualizar as ofertas dos demais participantes.
Economia planificada, também chamada de economia centralizada, é um modelo econômico que defende o controle do Estado sobre a economia. ... Ao contrário do que acontece na economia de mercado, a lei da oferta e da procura não dita as leis do comércio, o governo toma as decisões.
A Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devemser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economia Centralizada em que estas decisões são tomadas pelo Estado.
Numa economia centralizada, diferente do livre mercado, quem decide o que produzir é o Estado. ... Em uma economia centralizada, as empresas não podem quebrar, porque a produção é regulada de acordo com as necessidades do consumidor (a procura).
Economia planificada, também chamada de economia centralizada ou economia centralmente planejada, é um sistema econômico no qual a produção é prévia e racionalmente planejada por especialistas; os meios de produção são propriedade do Estado; e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece ...
A economia planificada é um modelo no qual as autoridades governamentais controlam todo o processo econômico do país. O governo planeja um programa de estratégias voltadas para o crescimento controlado da economia interna.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos. ...
A economia foi caracterizada pelo controle estatal do investimento, propriedade pública de ativos industriais, estabilidade macroeconômica, desemprego insignificante e alta segurança no emprego. A partir de 1928, o curso da economia da União Soviética foi guiado por uma série de planos quinquenais.
Resposta. A prioridade era a reconstrução econômica da URSS, dando prioridade à indústria pesada (máquinas, equipamentos, geração de energia, armamentos, comunicação) e a ampliação das áreas agrícolas.
A principal característica da economia russa é a profunda interdependência e integração com os demais países integrantes da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que é formada pela maioria das antigas repúblicas soviéticas.
Paralelamente à grande depressão atravessada pelos países capitalistas, a União Soviética tinha metas de desenvolvimento de cinco anos, chamadas planos quinquenais, que visavam setores estratégicos da indústria, como produção de energia elétrica, máquinas pesadas e armamentos.