Deve-se escolher apenas uma fonte de carboidrato: arroz, macarrão, purê, farofa ou batata-doce com casaca e integrais de preferencia.
No caso do diabetes, o ideal e uma alimentação equilibrada, fracionada, com alimentos com baixo índice glicêmico.. Podemos comer o peixe sim, o ideal seria ele grelhado, assado ou cozido! Sim, pode comer peixe. Sem dúvida não pode haver exageros, mas em uma alimentação saudável o diabético pode comer peixe.
5 opções de doces para a dieta de diabéticos:
Existem muitas versões no mercado de achocolatado em pó diet, ou seja, sem adição de açúcares. Eles são indicados para diabéticos e também para pessoas que estão buscando diminuir o açúcar de suas refeições. Prefira sempre as marcas que contêm maior porcentagem de cacau em pó, alfarroba e vitaminas.
O creme de leite não contém açúcar, porém é rico em gordura saturada, e esta quando consumida em excesso aumenta ainda mais a resistência insulínica presente em diabéticos, contribuindo de forma negativa para a doença. Não é proibido consumir, mas deve ser evitado.
Leite semidesnatado ou desnatado: você pode optar pelo leite de soja ou de amêndoa, especialmente para aqueles com uma intolerância à lactose. Iogurte light ou com pouca gordura: a versão normal é a melhor, mas você pode incluir frutas que terá mais carboidratos.
Laticínios: Leite Integral, Creme de leite, Manteiga, todos os queijos gordos (curtidos e requeijão cremoso). Sobremesa: Cremosos, Sorvetes e Doces. Ovos: Gemas (até 2 por semana). Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel.