Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos.
Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente. ... Um exemplo de estruturas análogas é a semelhança de função entre a asa de uma Ave e a asa de um Artrópode.
Analogia evolutiva compreende a semelhança morfológica apresentada pelas estruturas, considerando a adaptação à execução de uma mesma função. ... Órgãos análogos, por exemplo, são aqueles que desempenham a mesma função em determinadas espécies, mesmo possuindo origens evolutivas diferentes.
A taxa de evolução de obra custa, em média, 2% sobre o valor da casa ou apartamento e é cobrada ainda na fase de edificação. Por que ela é cobrada? A taxa ajuda a custear as cifras das obras e também serve para amortizar o saldo final do preço do imóvel.
A taxa de evolução de obra é uma tarifa paga pelo adquirente durante o período de construção do imóvel. ... Portanto, após o prazo previsto para a entrega, é ilegal cobrar a taxa de obra, além de ser 'um dinheiro jogado fora', já que não amortiza o saldo devedor”, salienta.
Não existe uma regra que estabeleça a cobrança da taxa de obra. Contudo, os financiadores costumam cobrar, no máximo, o valor da primeira prestação do imóvel. A quantia das parcelas é determinada pela instituição que facilita a compra do apartamento.
Ao trazer a documentação comprobatória, a ultima parcela é liberada. Durante o período de construção, só é cobrado o valor correspondente aos juros do financiamento. A amortização começa à partir da prestação seguinte à da liberação da última parcela do financiamento.