Limão, couve e brócolis Esse suco é ótimo para combater a anemia, pois o brócolis é rico em vitamina B5, ajudando a combater os sintomas da anemia, e a couve é rica em ferro e clorofila, ajudando a aumentar o nível de oxigênio e a quantidade de hemácias circulantes.
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
Causas do excesso de ferro no sangue O excesso de ferro no sangue pode ocorrer por uma falha no mecanismo que regula a absorção de ferro no intestino, permitindo que seja absorvido mais ferro que o organismo precisa. Essa condição ocorre por uma falha genética e é chamada de Hemocromatose.
A vitamina C facilita a absorção de ferro. Portanto, combine em suas refeições alimentos ricos em ferro com frutas cítricas (como limão, laranja, morango e tangerina). Você pode usar essas frutas para temperar ou dar um sabor especial à salada, ou comê-las como sobremesa.
O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.