Título de especialista Aprovação em concurso de provas e títulos e comprovação de dois anos de experiência profissional: Os concursos para obtenção do título têm sido realizados uma vez por ano em edital unificado para todas as especializações regulamentadas.
Podemos definir perícia psicológica no contexto forense como o exame científico, desenvolvido por um especialista, realizado com o uso de métodos e técnicas reconhecidas pela Psicologia, com o objetivo de elaborar análises e conclusões sobre os fatos e pessoas, apontando uma possível correlação de causa e efeito, além ...
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA FORENSE: UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO. ... Tem crescido o número de processos judiciais em que a atuação do perito psicólogo é solicitada, inclusive nas varas e tribunais do trabalho.
Por sua vez, o psicólogo perito é um profissional nomeado pelos Tribunais de Justiça para realizar avaliações psicológicas em pessoas envolvidas em um processo judicial (menores, idosos, interdição de pessoas, curatela de pessoas, abuso sexual de crianças, etc..
Os documentos produzidos pelo psicólogo forense servem de auxílio ético e científico para o magistrado tomar e/ou embasar a sua decisão....As modalidades de documentos que o psicólogo pode emitir são:
A perícia psicológica é um processo de investigação técnico-científica das condições psicológicas das pessoas relacionados a eventos ou fatos sob investigação, seja no plano judicial ou extrajudicial. ... No caso dos psicológos, há que se configurar, na demanda pericial, a matéria psicológica que será investigada.
Para definir os objetivos do psicodiagnóstico, o psicólogo deve se familiarizar com os fatos pertinentes à solicitação do processo e elaborar um plano de avaliação, procurando identificar quais os recursos (técnicas e testes) que melhor permitam responder às hipóteses ou questionamentos iniciais.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.